Cultura -
Festival Pretitudes celebra Novembro Negro com música, artes visuais, literatura, dança, circo e audiovisual
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia nesta quinta-feira (16) a terceira edição do Festival Pretitudes, que reúne uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Até o próximo domingo (19), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), todos os projetos que integram a programação terão como protagonistas artistas negros.

O festival, que está na sua terceira edição, tem uma programação que possui diferentes frentes artísticas, todas com protagonismo de artistas negros (Foto: Divulgação/Funesc)

Nesta quinta-feira, das 13h às 18h, o Cine Bangüê receberá a oficina ‘Negras narrativas – Nada sobre nós sem nós: Com que roupa eu vou! – Um olhar sobre o Afro Futurismo’. Ministrante será a atriz Norma Góes, atriz do curta-metragem paraibano ‘O pato’ (premiado no Festival de Gramado de 2022).

Veja também
Pré-candidato a prefeito, Kita ressalta ações de sua gestão e projeta futuro melhor para Bayeux

No dia 16, também continuará o projeto ‘Visitas Afrocentradas’, no Memorial Abelardo da Hora. Essas visitas guiadas acontecem durante o mês de novembro. Também na quinta-feira, o Pretitudes terá uma atividade na Escola Estadual João José da Costa (vivência de poesia, das 13h30 às 17h, com a facilitadora Aline Cardoso).

Ainda no primeiro dia do Pretitudes, dentro do segmento de artes visuais, o Estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo receberá uma ação de grafitti. Quatro artistas participarão: Babilônia (Barbara de Mesquita), Pri Witch (Priscila de Lima), Fany (Stefany Miranda) e Flora Santos.

Carolina Porto ministrará uma oficina de audiovisual na sexta-feira (17),‘Cinema de encruzilhadas: uma perspectiva racial da produção no audiovisual paraibano’. Será das 14h às 18h, no Cine Bangüê. Também no dia 17, o Pretitudes terá uma atividade na Escola Estadual João José da Costa (vivência de poesia, das 8h30 às 11h, com a facilitadora Aline Cardoso).

A programação do sábado, dia 18, começará com Sudailson Kennedy ministrando a oficina ‘Despertando o Circo em Mim’, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Circo Djalma Buranhêm. Já no Cine Bangüê, haverá a oficina ‘AfroCine – Realização Audiovisual – Oficina Básica de Elétrica, Maquinaria e Iluminação’, com Lúcio César Fernandes, das 13h às 18h. O Memorial Abelardo da Hora, das 15h às 18h, terá oficina com Juce Sebastião: ‘Nawar afro – Estética capilar e turbantes’.

Ainda no sábado, a partir das 19h, no teatro Paulo Pontes, haverá dança clássica com Maria Luiza Pires. Em seguida, dança flamenca, com Helena Gomes e Rejane Gomes. Também haverá performance ‘Jurema Preta’, com Ewellyn Lima (dança contemporânea com percussão ao vivo). A partir das 19h45, atração será Tambores do Forte (ainda no teatro Paulo Pontes). Já no Teatro de Arena, a partir das 20h30, o sábado contará com shows de Sandra Belê, DJ Acarajow e Elon.

O último dia do Pretitudes (domingo, dia 19) iniciará com a oficina ‘Corpo – Mandinga: Danças de Catimbó, Danças de Encruzilhada’ ministrada por Ewellyn Lima, na Sala Roberto Cartaxo, das 14h às 17h. A programação ainda contará com circo, teatro e literatura. A partir das 19h, no Mezanino 2 (Rampa 3), haverá lançamento do livro ‘Verter-se em caos’, de Mucane Silva. No teatro Paulo Pontes, a partir das 19h30, será apresentado o espetáculo ‘Guerreiro’, de Joziel Santos. Também ‘O circo do palhaço Ditinho’, que começa às 20h30.

Confira a programação:

Festival Pretitudes 2023 – Novembro Negro

ARTES VISUAIS/MUSEU
Visitas Afrocentradas – De terça a sexta das 9 às 17h sábados, domingos e feriados das 13 às 19h (durante todo o mês de novembro)
Local: Memorial Abelardo da Hora

16 a 19/11/2023

ARTES VISUAIS
Ação de GRAFITTI com Babilônia (Bárbara de Mesquita), Pri Witch (Priscila Lima), Fany (Stefany Miranda) e Flora Santos (Flora Santos)
Local: Estacionamento

16/11/2023

AUDIOVISUAL
13h às 18h – Oficina “NEGRAS NARRATIVAS, ‘NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS’ Com que Roupa eu Vou! Um olhar sobre o Afro Futurismo”
Ministrante: Norma Góes
Local: Cine Bangüê

LITERATURA
13h30 às 17h – Vivência de poesia
Facilitadora: Aline Cardoso
Local: Escola Estadual João José da Costa

17/11/2023

CIRCO
8h às 12h/ 14h às 17h – Oficina “Despertando o circo em mim”
Ministrante: Sudailson Kennedy
Local: Sala Roberto Cartaxo

LITERATURA
8h30 às 11h – Vivência de encadernação
Facilitadora: Aline Cardoso
Local: Escola Estadual João José da Costa

AUDIOVISUAL
14h às 18h – Oficina “Cinema de Encruzilhadas: Uma perspectiva racial da produção no audiovisual paraibano”
Ministrante: Carolina Porto
Local: Cine Bangüê

18/11/2023

AUDIOVISUAL
13h às 18h – “AfroCine – Realização Audiovisual – Oficina Básica de Elétrica, Maquinaria e Iluminação”
Ministrante: Lúcio César Fernandes
Local: Cine Bangüê

PATRIMÔNIO IMATERIAL
15h às 18h – Oficina Nawar Afro – estética capilar e turbantes
Ministrante: Juce Sebastião
Local: Memorial Abelardo da Hora

ECONOMIA CRIATIVA
20h – Feira Preta
Local: Teatro de Arena

DANÇA
19h – Pretitudes na Dança:
– Dança Clássica: ” Fada Açucarada” (Ballet de Repertório) e “Korazon” (Solo Contemporâneo) , com Maria Luiza Pires
– Dança Flamenca: “Lamento Sertanejo” e “Holling in the Deep”, com Rejane Gomes e Helena Gomes (Coletivo Nuances Flamencas)
– Breaking: “Onda 12”, com Lucas Dias e Thiago Dias
– Dança Contemporânea: “Jurema Preta”, de Ewellyn Lima
Local: Teatro Paulo Pontes

CULTURA POPULAR
19h45 – Tambores do Forte
Local: Teatro Paulo Pontes

MÚSICA
20H30 – Show alusivo ao Dia da Consciência Negra, em parceria com a SEMDH:
– Sandra Belê
– DJ Acarajow
– Elon
Local: Teatro de Arena

19/11/2023

DANÇA
14h às 17h – Oficina “Corpo – Mandinga: Danças de Catimbó, Danças de Encruzilhada”
Ministrante: Ewellyn Lima
Local: Sala Roberto Cartaxo

LITERATURA
19h Lançamento do livro “Verter-se em Caos”, de Mucane Silva
Local: Mezanino 2

TEATRO
19h30 – Guerreiro, de Joziel Santos (Cia. Moijargão)
Local: Teatro Paulo Pontes

CIRCO
20h30 – O Circo do Palhaço Ditinho
Teatro Paulo Pontes

Fonte: Funesc

Compartilhe: