Geral -
Cícero autoriza obras de reforma, requalificação e ampliação do Mercado Público do Valentina
Termômetro da Política
Compartilhe:

Os mercados públicos da Capital estão sendo requalificados, ganhando novos espaços e oferecendo melhores condições de trabalho para os comerciantes. Nesta segunda-feira (20), o prefeito Cícero Lucena (PP) autorizou o início das obras no Mercado Público do Valentina Figueiredo, que será ampliado com a construção de 27 boxes e uma ampla área de convivência. O investimento é de R$ 3,6 milhões.

Trabalho faz parte de um planejamento da gestão municipal para requalificação completa dos mercados públicos da capital (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

“Uma visão de um mercado moderno, um espaço não apenas de comercialização, mas também de convivência para a comunidade, proporcionar mais condições para que pessoas dos bairros não precisem fazer grandes deslocamentos para suprir as suas necessidades em termos de mercado. Então, esse é o nosso compromisso – um olhar também para os mercados da cidade”, afirmou o prefeito.   

Veja também
Diferenças não podem significar desigualdade de direitos, diz ministra da Igualdade Racial

Requalificação dos mercados

Esse trabalho faz parte de um planejamento da gestão municipal para requalificação completa desses equipamentos, onde já foi entregue a primeira etapa do Mercado Público do Castelo Branco, está sendo finalizado o Mercado do Bessa, obras em andamento em Cruz das Armas e também será dada ordem de serviço para requalificação e ampliação do Mercado Público do Rangel, além da recuperação da coberta no Bairro dos Estados e em Mangabeira.

No Mercado do Valentina, além dos 27 novos boxes, a obra inclui a troca do piso danificado, troca do revestimento, recuperação das instalações, construção de casa de lixo, acessibilidade, reforma das duas quadras existentes, além de playground, estacionamento, ciclovia, área de passeio e jardim e academia ao ar livre. 

“Na verdade a gente vai primeiro fazer ampliação, para que possamos deslocar os comerciantes que estão dentro do projeto. Em seguida, a reforma, sem prejudicar o ganho a pão deles, com certa cautela e sem paralisar as atividades do mercado. São duas etapas justamente para isso – onde nós vamos ampliar, depois remanejar os comerciantes. As pessoas vivem dessa renda”, explicou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.  

O comerciante Gilberto Gonçalves, que tem um boxe onde vende lanches no Mercado Público do Valentina há 20 anos, disse que a ampliação e requalificação do equipamento representa mais respeito e condições de trabalho. “Vamos poder atender ainda mais pessoas, que vão passar a circular por aqui, além de oferecer um espaço mais adequado. Estou muito feliz”, descreveu. 

Fonte: PMJP 

Compartilhe: