Política -
Professora e sindicalista Socorro Ramalho recebe honraria pela Câmara Municipal de Campina Grande
Heloísa Holanda*
Compartilhe:

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no âmbito educacional, na esfera política e nas discussões voltadas à promoção de políticas públicas para Campina Grande, a professora e sindicalista Socorro Ramalho receberá nesta terça-feira (5), às 19h, o título de cidadania campinense, em sessão especial promovida pela Câmara Municipal. A honraria foi concedida por meio do projeto de lei 54/2023, de autoria da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

Socorro Ramalho receberá o título de cidadã campinense em sessão especial (Foto: Arquivo pessoal)

Jô Oliveira relata que o projeto de lei surgiu de uma iniciativa que visa trazer reconhecimento às pessoas que têm contribuído historicamente com o município de Campina Grande. “Ela possui uma trajetória marcante, não apenas na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade, mas, acima de tudo, como ativista política da educação, compreendendo a relevância que ela desempenha na formação de jovens”, declara a vereadora.

Veja também
Defesa Civil de Maceió informa que afundamento segue a 0,7cm por hora

Atuação profissional

Nascida em Boa Ventura, Sertão da Paraíba, Socorro é mãe de cinco filhos e avó de quatro netos. Foi estagiária da Prefeitura Municipal de Campina Grande, onde atuou por vários anos como professora. Formada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ela também é mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e, atualmente, trabalha como professora da rede estadual de ensino da Paraíba.

Iniciou sua militância nos movimentos sociais ainda na universidade, onde foi dirigente estudantil na pastoral universitária. Atuou também no movimento sindical, sendo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) por mais de 10 anos. No momento, está à frente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do Estado da Paraíba (Sintep), além de ser vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB).

Socorro Ramalho também foi presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT-CG) por quatro anos. Além disso, trabalhou como chefe de gabinete da ex-prefeita Cozete Barbosa, foi assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE), secretária adjunta de Educação do município de Campina Grande e gerente da 3ª Região de Ensino do Governo Estadual.

A sessão solene terá transmissão ao vivo pela TV Câmara de Campina Grande.

*Sob supervisão de Felipe Gesteira

Matéria alterada às 21h24 de 5.12.2023 para ajuste no título.

Compartilhe: