ads
Política -
Ruy Carneiro omite voto e chama Walber e Nilvan de mentirosos
Termômetro da Política
Compartilhe:

Pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024 entraram em rota de colisão nesta quarta-feira (6). O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) chamou o apresentador Nilvan Ferreira (PL) e o deputado estadual Walber Virgolino (PL) de mentirosos. A reação de Ruy se deu após ter sido acusado de votar a favor do uso da linguagem neutra no país.

Ruy reclama por ter sido apontado por Walber e Nilvan ao votar em defesa da linguagem neutra nos documentos oficiais (Fotos: Reprodução)

A acusação é decorrente do posicionamento de Ruy na votação dessa terça-feira (5) ao projeto (PL 6256/2019) que institui a Política Nacional de Linguagem Simples, aprovado pela Câmara dos Deputados. O deputado federal paraibano justifica que o projeto não trata de linguagem neutra, mas a explicação contém um quê de desinformação. Ele votou a favor do projeto, e explica isso nas suas redes sociais, mas omite que votou contra o destaque sobre o tema.

Veja também
Supremo dá 48 horas para Meta entregar vídeo postado por Bolsonaro e apagado após atos golpistas de 8/1

Por meio de um destaque, o Plenário aprovou emenda do deputado Junio Amaral (PL-MG), que incluiu entre essas técnicas não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, como “todes”, usado comumente para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino. Ao destaque, Ruy votou contra, permitindo que o “todes” seja usado em documentos oficiais. O destaque, no entanto, foi aprovado.

Mesmo diante de acusações verdadeiras, Ruy resolveu rebater. “Mas com Nilvan, é sempre na base da mentira. Ele não tem nenhum trabalho pra mostrar na Educação. Nunca fez nada de concreto pra cidade de João Pessoa. Só vive de ataques”, e emendou contra Walber: “E Walber, que me apoiou e disse estar comigo, agora entrou no time das mentiras. Esse tipo de política, eu não faço. Vou continuar trabalhando com propostas e defendendo a verdade”, disse o parlamentar por meio de suas redes sociais.

Com informações da Câmara dos Deputados

Compartilhe: