ads
Política -
Com história de luta por uma sociedade mais justa e igualitária, Socorro Ramalho é homenageada pela CMCG
Heloísa Holanda*
Compartilhe:

Coragem e luta são termos muito citados pelas pessoas que falam sobre Socorro Ramalho. Ela é professora, sindicalista e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Campina Grande. O trabalho desenvolvido por Socorro no município resultou em reconhecimento na forma do título de cidadania campinense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) por meio do projeto proposto pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

A homenagem a Socorro Ramalho (à esquerda) foi entregue em mãos pela vereadora Jô Oliveira (Foto: Nelsina Vitorino/Divulgação)

“A sensação é de dever cumprido. Eu vim para Campina Grande estudar e me formar, com a intenção de depois voltar para Boa Ventura, mas as coisas foram acontecendo e eu fui me sentindo cada vez mais campinense. Eu saí de casa com 16 anos e hoje sinto que sempre fui daqui”, disse Socorro Ramalho.

Veja também
Haddad prevê ciclo de crescimento sustentável após corte de juros

Antes de iniciar a sua fala, Socorro foi ovacionada e aplaudida de pé pelos presentes na CMCG. Ela agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância na sua história de Cozete Barbosa, ex-prefeita de Campina Grande e também presente à sessão especial. “Minha grande referência e companheira, uma grande parte do que eu desenvolvi nesta cidade, do que eu sou e do que fiz pela minha família foi graças a ela”, disse a homenageada.

A vereadora Jô Oliveira conta que ficou muito feliz por esse pedido ter sido aceito à unanimidade pelos vereadores e pela cidade de Campina Grande. “Foi muito gratificante quando a gente foi convidando as pessoas, falando que essa homenagem ia acontecer, todos nos parabenizaram pela iniciativa, e eu sei que esse não é um reconhecimento do nosso mandato, nós somos apenas porta-vozes”, relata Jô. 

Na cerimônia, Socorro estava acompanhada de quatro dos cinco filhos e de alguns dos netos (Foto: Nelsina Vitorino/Divulgação)

Marcel Ramalho, filho da homenageada, mora nos Estados Unidos e esteve presente da sessão de forma virtual. Durante sua fala ele agradeceu pela honraria concedida para a sua mãe e ressaltou a importância do trabalho desempenhado por Socorro na cidade de Campina Grande: “mãe a senhora merece demais essa homenagem, por ser uma grande cidadã e uma grande pessoa”.

Referência e heroína

“Ela é a minha grande referência e heroína” disse Raul Ramalho, filho de Socorro, que se emocionou ao falar da mãe. Ele enfatizou na ocasião que o Plenário cheio reflete a importância da trajetória dela na vida das pessoas: “ela sempre esteve rodeada por pessoas dentro e fora do cenário político”, afirma Raul. 

Representando os demais irmãos e também os netos de Socorro, Raul trouxe relatos pessoais sobre a mãe, memórias da sua trajetória e enfatizou a importância do seu trabalho no município. “Campina Grande tem que reconhecer mesmo o trabalho da senhora. Quantos milhares de alunos foram impactados pelos seus ensinamentos? Quantos professores e professoras foram beneficiados pela sua luta no trabalho sindical? Quantas pessoas de Campina foram beneficiadas pelas ações promovidas pelos órgãos públicos nos quais a senhora atuou? Isso tudo é incontável, mas comprova o que a senhora fez pelo município”, se orgulha Raul. 

Na cerimônia, realizada no dia 5 de dezembro, estavam presentes tanto pessoas que fizeram parte da carreira de Socorro enquanto profissional e pessoa política, como familiares e amigos. Jô Oliveira mencionou que para conceder um título de cidadania são analisadas várias propostas, e no meio desse processo, quando o nome de Socorro Ramalho foi mencionado, por tudo que a sindicalista já fez na cidade, ela pensava que a professora era de natural do município: “eu acredito que Campina tem a capacidade de imprimir nos sujeitos uma identidade, é isso acontece principalmente por conta de pessoas que se comprometem na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, como eu sei que é o seu ideal de vida”, disse a parlamentar sobre a homenageada.

Confira a sessão na íntegra

*Sob supervisão de Felipe Gesteira

Compartilhe: