ads
Geral -
Conheça 5 cursos gratuitos para quem pretende começar um novo negócio
Termômetro da Política
Compartilhe:

Seja por necessidade ou por realização pessoal, começar um pequeno negócio é uma decisão que demanda bastante organização e planejamento, de modo a minimizar os riscos que são naturais e até comuns no universo do empreendedorismo. Por essa razão, além de levantar recursos, pensar no desenvolvimento dos produtos ou serviços e na modalidade de funcionamento da empresa, também é fundamental que o potencial empreendedor busque se capacitar, para compreender melhor o mercado e o seu segmento de atuação. Para auxiliar quem deseja abrir o próprio negócio, o Sebrae-PB oferece uma série de capacitações on-line, que são gratuitas e possuem temas diversificados.   

Com temas variados, cursos são assíncronos e podem ser realizados de acordo com o ritmo e a agenda de cada participante (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Disponibilizadas ao público por meio da EAD Sebrae, no endereço https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline, as capacitações são assíncronas, ou seja, elas não ocorrem em tempo real e podem ser realizadas de acordo com o ritmo e a disponibilidade de tempo de cada participante. Entre as diversas opções oferecidas, o Sebrae-PB selecionou cinco cursos que podem fazer a diferença nesse processo de preparação dos potenciais empreendedores.  

A primeira delas tem como tema “Iniciando um pequeno grande negócio”. Com 30 horas de duração, o curso oferece noções básicas que ajudam no processo de implementação do negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas. Entre os tópicos abordados, estão: análise e pesquisa de mercado; oportunidades de negócio; conhecendo concorrentes e fornecedores; e desenvolvendo as características dos produtos e serviços.  

Veja também
Polícia Federal investiga participação de deputada estadual em milícia do Rio de Janeiro

Em seguida, outro curso importante para o potencial empreendedor é “Como elaborar um plano de negócio”. Nessa capacitação, com duas horas de duração, o participante vai aprender o que é e quais são as informações essenciais de um plano de negócio, cuja elaboração é importante para o planejamento e a execução de metas de uma empresa.  

A terceira capacitação destacada pelo Sebrae-PB orienta os potenciais empreendedores sobre “Como analisar o mercado”. Etapa importante do processo de criação de uma nova empresa, conhecer o futuro segmento de atuação é indispensável para minimizar riscos e ter um negócio competitivo. Para isso, entre os tópicos abordados nas seis horas de atividades, estão: microambiente de fornecedores, intermediários e concorrentes; pesquisa de mercado; e análise SWOT.  

Outro ponto importante para quem pretende abrir um pequeno negócio está relacionado com a sua gestão financeira. Para contemplar essa área, dois cursos podem ajudar os ‘novatos’ no mercado: “Controle da movimentação financeira” e “Como captar recursos para o seu negócio”. O primeiro, com duas horas de duração, ensina os primeiros passos para a realização de uma gestão financeira eficiente, que é determinante para a sustentabilidade da empresa. Já o segundo, com a mesma duração, orienta os participantes sobre quando, onde e como buscar financiamentos para um negócio.  

“Vivemos uma era em que capacitação é a chave para o sucesso dos negócios. Nessa realidade, o conhecimento é o combustível que impulsiona nossas ideias e transforma nossos sonhos em realidade. Por essa razão, os cursos online do Sebrae não só fornecem informações valiosas sobre diversos temas, como também oferecem a flexibilidade necessária para que se encaixem em qualquer agenda, sem que o empreendedor precise sair de casa”, explicou o gerente de relacionamento digital do Sebrae/PB, João Jardelino. 

Ainda conforme Jardelino, investir em capacitação é indispensável não só para quem vai começar um negócio, como também para a atualização daqueles que já estão no mercado. “Ao investir tempo na sua própria formação, o empreendedor também está investindo no crescimento do seu negócio. Aprender novas estratégias, compreender as nuances do mercado e aprimorar as suas habilidades de liderança são passos cruciais para construir um negócio sustentável e bem-sucedido no mercado”, concluiu o gerente.  

Fonte: Sebrae

Compartilhe: