Geral -
Cícero assina ordem de serviço da USF Colibris, a 10ª a ser erguida integralmente pela gestão municipal
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Colibris recebeu ordem de serviço do prefeito Cícero Lucena (PP), na manhã desta quinta-feira (4). O equipamento, o 10° de um total de 12 que a Prefeitura de João Pessoa está construindo do zero, está inserido no planejamento de cobrir toda a população com os serviços de saúde na Capital.  

A meta da prefeitura é acabar com as áreas descobertas que hoje em representam um total de 100 mil pessoas (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

Com as novas USFs, são mais 40 equipes de saúde da família atuando na prestação de serviços, desafogando unidades, hoje sobrecarregadas. “Essa é a décima, com duas equipes de saúde da família. Isso vai dar melhor condição de atendimento, de trabalho, de prestar a saúde que nós desejamos, que é a saúde humanizada. A cada dia João Pessoa avança para ser cada vez melhor”, afirmou o prefeito.

Veja também
Brasil resgatou 3,1 mil trabalhadores escravizados em 2023

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, as áreas descobertas hoje em João Pessoa representam um total de 100 mil pessoas. A rede de USFs que está sendo construída pela gestão municipal terá capacidade de cobrir 160 mil usuários. A gestão municipal também avança na recuperação das USFs já existentes, com 45 equipamentos já reformados, além de melhorias na UPA de Cruz das Armas, Hospital do Valentina e ampliação e modernização do Complexo Hospitalar de Mangabeira. 

“O prefeito vai chegar ao objetivo que é o mesmo que ele tinha quando foi prefeito há mais de 18 anos atrás, que é ter toda a João Pessoa com cobertura na Atenção Primária. Esse equipamento vem para somar a esse objetivo, que é acabar definitivamente com a área descoberta. A gente tem mais de 100 mil pessoas que não têm um PSF para chamar de seu. Então, serão aproximadamente 40 equipes novas de saúde da família que vão conseguir atender mais de 160 mil pessoas”, explicou.  

A dona de casa, Maria Isidro dos Santos, disse que a USF vai proporcionar mais comodidade a sua família, que tem dois filhos, o marido e mais um idoso, o seu pai. “Ter uma unidade de saúde perto de casa, que possa atender toda a família parecia um sonho impossível, mas que a gente vê que é real. A gente se alegra ao ver que a obra está evoluindo e daqui a pouco estaremos utilizando”, projetou.

Fonte: PMJP

Compartilhe: