Geral -
Jovem indígena vence as drogas e conquista o sonho da vaga na universidade; história emociona
Termômetro da Política
Compartilhe:

O jovem de 22 anos, Douglas do Nascimento, investiu na educação como uma forma de transformar a sua realidade. Ele é uma das pessoas assistidas pelo Programa ‘Chega Junto’ da Prefeitura de João Pessoa, uma iniciativa que visa contribuir para a inserção social de usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Douglas sempre sonhou em entrar na universidade, com o apoio do projeto conseguiu alcançar a média de 554,9 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio do sistema de cotas, ele vai poder escolher entre os cursos de Engenharia Ambiental ou Biomedicina.  

Douglas teve contato muito cedo com álcool e outros ilícitos; foi encaminhado para a casa do programa Chega Junto depois de buscar ajuda e mora no local há 4 meses (Foto: Roberto Mendes/PMJP)

A nota foi conferida junto com a equipe do programa e ao acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a emoção tomou conta de todos. “Eu não tive coragem de olhar o resultado sozinho. As pessoas que trabalham aqui na Casa Chega Junto, que eu chamo de minha família, me apoiaram também neste momento. Minha nota foi 554,9 e com os seguimentos das cotas, vou poder cursar Engenharia Ambiental ou Biomedicina. Esse projeto me ajudou a realizar o meu maior sonho, o de entrar na universidade”, afirma emocionado o mais novo universitário.  

Veja também
Recorde histórico: MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas para o Prouni

O jovem é natural de Rio Tinto – cidade do Litoral Norte paraibano –  e vem de uma família indígena de 9 irmãos. Infelizmente, teve contato muito novo com o álcool e outros ilícitos. Mas ele pediu ajuda e conseguiu ser encaminhado para a Casa do Programa Chega Junto, onde está morando há 4 meses.  

“Eu cheguei com minha saúde física e mental muito abalada. Até tentei contra a minha própria vida. Venho de uma família humilde e sempre tivemos muitos problemas, como agressão e abandono, traumas que trato aqui na Casa, onde tudo mudou pra mim. Fui muito bem recebido, acolhido de verdade. Além de toda a estrutura, eu recebi o principal, amor. Eu passei a enxergar um leque de oportunidades. Concluí meus estudos do Ensino Médio, tive estrutura para estudar e agora colho os frutos”, completou Douglas.  

Única capital no país

O programa é do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, mas estava desativado desde 2015. Só na atual gestão, a iniciativa foi reativada em 2022 e, atualmente, a capital da Paraíba é a única no Brasil que está com o programa em funcionamento. É realizado por meio de uma casa de acolhimento – a Casa Chega Junto, que, atualmente, tem estrutura para atender 30 usuários.  

“O Chega Junto é um exemplo de acolhimento que vem dando certo. Este programa, voltado para recuperar pessoas em situação de vulnerabilidade social com problemas com drogas e álcool, é tratado com muita atenção pela Prefeitura. Quando a gente se depara com conquistas como a desse jovem, que com muita força de vontade e apoio de nossa equipe multidisciplinar consegue obter nota no Enem, que não é fácil, e ter a oportunidade de entrar numa universidade, aí a gente entende o quanto este Programa muda vidas de fato. Estamos muito orgulhosos”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania.  

Programa

No Chega Junto, os beneficiados são tratados com cuidado, atenção e disciplina, com respeito aos horários, tarefas e regras da Casa. Além de receberem atendimento semanal de saúde, eles também realizam cursos, capacitações e atividades físicas.  

Segundo Teresa Cristina Urbano Martins, coordenadora da Casa Chega Junto, a chegada de Douglas foi difícil e necessitou de uma maior atenção da equipe. Mas ele se conectou ao ambiente e o principal: queria mudar de vida e tinha um sonho.  

“O começo não foi fácil, na verdade nenhum acolhido tem começo fácil, mas hoje é diferente. Douglas é um menino muito amado, tem visão de mundo, pensa no futuro e tem muito respeito com todos. A aprovação dele no Enem é a comprovação que está no caminho certo. É um orgulho pra gente. Ele é muito inteligente e focado nos estudos, tenho certeza que vai além”, ressalta a coordenadora.  

Com informações da PMJP

Compartilhe: