ads
Cultura -
Multidão lota as areias da Praia de Tambaú na terceira noite do Festival Forró Verão
Termômetro da Política
Compartilhe:

A terceira noite do Festival Forró Verão, nesse sábado (20), em João Pessoa, atraiu aproximadamente 400 mil pessoas ao Busto de Tamandaré, de acordo com estimativa da organização do evento. O ponto alto da noite foi o show do forrozeiro Dorgival Dantas que fez o público vibrar ao som de muito forró, consolidando a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em criar um festival de forró fora de época. Além dele, se apresentaram Israell Muniz, Os 3 do Nordeste e Mastruz com Leite. O Forró Verão encerra no próximo sábado (27), a partir das 19h, com Douglas Pegador, Waldonys, Cavaleiros do Forró e Banda Encantu’s.

Terceira noite do Festival Forró Verão (Foto: Divulgação/PMJP)

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o sucesso de público do festival é resultado de muito trabalho. “A equipe da Funjope organiza com muito orgulho e dedicação nossas festas e o Festival Forró Verão é um grande sucesso pela qualidade artística dos músicos convidados, pela estrutura que nós montamos aqui no Busto de Tamandaré para acolher ao público, que é gigante, majestoso, mas, sobretudo, pela capacidade que nós estamos temos de acolher em João Pessoa essa multidão com tranquilidade, segurança e organização”, destacou.

Segundo ele, o trabalho da Funjope é estimulado pelo prefeito Cícero Lucena e conta também com a parceria do Governo do Estado. “Nós temos toda uma estratégia de segurança montada pelas Polícias Militar, Civil e pela Guarda Metropolitana, além do Corpo de Bombeiros, o Samu e um conjunto de secretarias municipais que se dedicam para organizar essa festa. Então, nós só temos a agradecer e dizer que, a cada noite, o nosso festival é um sucesso atrás do outro. Parece a história do nosso ídolo maior Luiz Gonzaga: ‘Um sucesso atrás do outro’. Isso enche o nosso coração de alegria. Obrigado a João Pessoa e a todos que ajudam a gente a organizar nossas festas”, disse.

Veja também
Artistas e influenciadores poderão ser impedidos de fazer propaganda de empresas de apostas

A abertura do festival contou com a participação especial do grupo de percussão Baticumlata, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O grupo utiliza como instrumentos musicais materiais como carcaça de máquina de lavar, cilindro de gás de ar condicionado, bombonas de tambores de metais e de plástico, cano de PVC com garrafa PET e caixa de papel.

Conforme o maestro do grupo, Jairo Gomes, a mensagem da sustentabilidade está na música e nos instrumentos. “A Emlur realiza, no verão, o Programa Amigos da Praia, uma campanha de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, então, nada melhor do que levar essa mensagem ao público do Forró Verão. Agradecemos demais o apoio da Funjope para divulgar nosso trabalho cultural e de cunho ambiental também”, afirmou. O Baticumlata se apresenta novamente no próximo sábado.

Nos intervalos dos shows, o público era animado pelo DJ Cris L. O cantor do Rio Grande do Norte, morador de João Pessoa há oito anos, Israell Muniz subiu ao palco e cantou seus sucessos como ‘No Colinho do Vaqueiro’ e ‘Eu vou tirar você do cabaré’. “Foi top demais, sai energizado. A proposta do festival é fantástica. Na minha visão o público abraçou a ideia e o Forró Verão veio para ficar”, frisou.

Os 3 do Nordeste, grupo já bem conhecido na Paraíba do alto dos seus 55 anos de história é formado por cantores, instrumentistas e compositores de forró. Na noite deste sábado gravou seu DVD com os maiores sucessos. “Hoje, a gente abriu o baú. Só as músicas boas. Feliz demais de tocar em João Pessoa, lembrando que um dos fundadores do trio, ‘Parafuso’ era dessa terrinha”.

Conhecido no meio forrozeiro como ‘poeta’, o compositor, cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas agradou ao público que cantou junto com ele seus maiores sucessos, que já foram temas de personagens de novela e gravados por grandes nomes da música nacional.

Ele elogiou ‘Os 3 do Nordeste’ e agradeceu a Paraíba a oportunidade de cantar no Festival Forró Verão. “Se eu pudesse dava uma sanfona para cada um de vocês. Saio daqui hoje muito melhor do que cheguei. A Paraíba está de parabéns por esse evento maravilhoso”, disse.

Durante o show, Dorgival convidou o sanfoneiro Antônio Marques, de 12 anos, que participou do The Voice Kids, em 2022. Eles cantaram juntos ‘Amor Covarde’. “Quando eu tinha a idade dele meu pai buscou muitas oportunidades e eu acho muito importante fazer isso e dar oportunidade a grandes artistas. Ele é muito bom, merece a oportunidade de mostrar seu trabalho. Vamos aplaudir”.

“Foi legal demais participar do show. Eu amo Dorgival e amo muito o forró”. Essa foi a segunda participação de Antônio Marques no festival. “Estou amando o festival. Uma das melhores experiências da minha vida, ter contato com meus ídolos e poder cantar para eles e dividir o palco com eles. É um sonho realizado”, complementou.

A terceira noite do Festival Forró Verão foi encerrada com o show da banda cearense Mastruz com Leite. Ao som dos tradicionais instrumentos de forró como sanfona, zabumba e triângulo, o grupo cantou sucessos como ‘Saga de um vaqueiro’, ‘São João da Terra’ e ‘Meu vaqueiro, meu peão’. “Muito feliz de estar participando dessa festa maravilhosa. Que seja a primeira de muitas. A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns”, disse Neto Leite, vocalista da banda.

O Festival Forró Verão encerra no próximo sábado (27), a partir das 19h, com os shows de Douglas Pegador, Waldonys, Cavaleiros do Forró e Banda Encantu’s.

Fonte: PMJP

Compartilhe: