Internacional -
Alçado à fama após tragédia: conheça a história de Laurence Golborne, o ministro que sonhou ser presidente
Termômetro da Política
Compartilhe:

A história do político chileno Laurence Nelson Golborne Riveros é exemplo de como uma tragédia pode colocar alguém no centro das atenções e alavancar sua carreira pública. Laurence Golborne foi o ministro de Minas do Chile em 2010, quando ocorreu o acidente na mina de San José. Ele supervisionou as operações de resgate dos 33 mineiros que ficaram presos por 69 dias a uma profundidade de cerca de 720 metros. O sucesso da operação de resgate à época fez de Golborne um dos políticos mais populares do Chile.

Sucesso da operação de resgate fez de Laurence Golborne (camisa vermelha) um dos políticos mais populares do Chile (Foto: Reprodução/X)

A projeção alcançada motivou Laurence Golborne a concorrer nas eleições de 2013 ao cargo de presidente do Chile. Engenheiro e empresário chileno, ele foi ministro das Obras Públicas até novembro de 2012, quando anunciou sua decisão de concorrer à presidência da República. Ele também foi ministro de Mineração e Energia no governo do presidente Sebastián Piñera. Na corrida presidencial, desistiu da candidatura após denúncias de corrupção.

Veja também
8 livros para entender a conjuntura política do Brasil

Laurence Golborne é filiado ao partido União Democrática Independente (UDI). Como ministro das Obras Públicas, Laurence Golborne liderou a construção de várias obras importantes no Chile, incluindo a construção de estradas, pontes e aeroportos. Ele também supervisionou a construção de um sistema de metrô em Santiago, que é considerado um dos mais modernos da América Latina. Além disso, Golborne foi responsável por um projeto de reconstrução após o terremoto de 2010 no Chile, que incluiu a construção de casas e escolas.

Golborne é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Ele também estudou Administração de Empresas na Northwestern University e na Stanford University nos Estados Unidos.

Compartilhe: