Cultura -
Com praça lotada, Folia de Rua dá pontapé inicial no carnaval de João Pessoa
Heloísa Holanda*
Compartilhe:

Na noite dessa quinta-feira (1), uma multidão de foliões esteve presente na abertura do Folia de Rua 2024, evento que marca o início das prévias carnavalescas de João Pessoa. A atração principal no Ponto de Cem Réis foi o pernambucano Alceu Valença, que cantou seus grandes sucessos e trouxe um gostinho do carnaval de Recife e Olinda para a capital paraibana. 

O pernambucano Alceu Valença foi a atração principal na noite de abertura do Folia de Rua 2024 (Foto: Heloísa Holanda)

“Minha expectativa é fazer shows e a expectativa do público é se divertir e brincar o carnaval”, disse Alceu. O cantor conta que tem grandes amigos em João Pessoa e está sempre feliz em poder visitar a cidade. Sobre o álbum novo, o projeto “Bicho Maluco Beleza – É Carnaval”, Alceu trouxe um repertório com seus hits carnavalescos, em duetos com importantes nomes da música brasileira. “Eu trouxe para as plataformas digitais o carnaval que eu gosto, as músicas que eu curto e as pessoas também, então eu convidei elas para cantarem comigo”, comentou o pernambucano. O álbum conta com a participação de artistas como Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Lenine, Lia de Itamaracá, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, além dos jovens Almério e Juba (filho de Alceu). “Foi maravilhoso fazer esse disco e colocar no carnaval um repertório de músicas carnavalescas”, enfatizou Alceu. 

Veja também
Lei Rouanet 2024: conheça as novas regras e saiba como apresentar propostas

O presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, diz que existe a preocupação em trazer uma pluralidade de atrações para o evento, mesclando o ritmos atuais com a tradição carnavalesca, assim como artistas locais e nomes conhecidos do cenário nacional. “Construímos a programação de abertura com muito diálogo e respeito. Nós temos o olhar sempre voltado para a cultura popular, trouxemos o maracatu e a orquestra, por exemplo, fazendo um misto da cultura regional”, comentou o presidente. 

Quem mora nas cidades da região metropolitana não ficou de fora. Evandro Olivier, morador de Santa Rita, chegou cedo para curtir as atrações e garantiu um lugar na grade para ver tudo de perto. “O Folia de Rua é um carnaval ímpar, aqui em João Pessoa a gente tem a tradição das prévias, então começamos a aproveitar bem antes”, comentou folião. 

“Nós temos um carnaval de multiplicidade, da cultura, um carnaval de tradições populares fortes, mas também um carnaval renovado, com ritmos novos”, comentou o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves. “Na programação desse ano temos uma tribo indígena, a la ursa, uma escola de samba, o clube de frevo, maracatus, orquestras, é um carnaval muito intenso, isso é ótimo para cidade de João Pessoa”, enfatizou Marcus.

*Sob supervisão de Felipe Gesteira

Compartilhe: