ads
Geral -
3º em ranking nacional de segurança pública, PB reúne esforços para garantir tranquilidade no Carnaval
Laura de Andrade*
Compartilhe:

Na época da festa popular mais tradicional do Brasil, o Carnaval, os foliões querem diversão. Com segurança, a animação é garantida. Na Paraíba, o Governo tem reunido esforços para garantir tranquilidade nos eventos festivos tanto para os paraibanos, quanto para os turistas. Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, a Paraíba está em 3º lugar entre os demais estados do país quando o assunto é segurança pública. Para este Carnaval, a segurança foi reforçada com um esquema especial. Em João Pessoa, o trabalho começou desde a abertura do Folia de Rua, no Ponto de Cem Réis, e vai até o encerramento, no dia 14.

A segurança está reforçada na capital e interior da Paraíba (Foto: Reprodução/Instagram)

São mais de 13 mil profissionais atuando na segurança em todo o estado durante o período de carnaval. O trabalho está sendo realizado juntamente com diversos órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Detran, entre outros. 

Veja também
PSB oficializa saída do bloco de Lira na Câmara dos Deputados

Segurança reforçada na capital e no interior

O plano de segurança inclui não só a capital paraibana, como outras cidades que serão sedes de grandes festas, em parceria com as prefeituras. Em João Pessoa, todo o “Corredor da Folia”, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, é videomonitorado. A tecnologia fornece imagens para os Centros Integrados de Comando e Controle da Capital, Campina Grande e Patos, com objetivo de agilizar o atendimento às ocorrências. A Polícia Militar e outras Forças de Segurança estão presentes em mais de 500 eventos espalhados pela Paraíba.

Para proteger o espaço aéreo, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) definiu que o uso de drones e outras aeronaves tripuladas e não tripuladas será limitado. A medida visa garantir a segurança dos foliões. Os equipamentos devem estar cadastrados junto à Política Militar para acessar o espaço aéreo onde as festas acontecem. 

Prisões e menos armas nas ruas ajudam a coibir crimes violentos e garantir a diversão

Na última segunda-feira (5), a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), divulgou um balanço de presos durante as três primeiras noites de festas de pré-carnaval na Via Folia, entre a última sexta-feira (2) e o domingo (4), em João Pessoa. Ao total, foram 21 pessoas conduzidas para as delegacias. Entre elas, 11 quebraram o regime penal ou estavam com mandados expedidos pela Justiça.

“Cinco foram presos por roubos ou furtos, quatro acusados estavam com mandados em aberto por diversos delitos, e sete haviam quebrado regime penal. Demais acusados foram presos com drogas, ou envolvidos em violência doméstica, embriaguez e desordem, ou desacato”, afirma a Polícia Militar da Paraíba no site oficial.

Na rede social digital Instagram, os perfis oficiais da Secretaria de Segurança da Paraíba e da Polícia Militar da Paraíba compartilharam dicas para o folião curtir um carnaval seguro. Confira algumas:

  • Dar preferência à locomoção com transportes públicos, por aplicativo ou carona;
  • Se beber, não dirigir;
  • Levar para a avenida apenas o necessário, com atenção aos pertences;
  • Ter cuidado com a exposição excessiva do aparelho celular em meio à multidão;
  • Cuidar das crianças nos bloquinhos;
  • Fugir de brigas e discussões;
  • Não aceitar comidas e bebidas de estranhos;
  • Em caso de emergência policial, discar 190.

*Sob supervisão de Felipe Gesteira

Compartilhe: