ads
Cultura -
As Calungas se apresentam nesta quinta-feira das flores
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Praça Rio Branco vai ser colorida pelas roupas de xita e pelo protagonismo feminino no universo percussivo das Calungas em mais um carnaval. O grupo vai sair a partir das 19h na chamada quinta-feira (8) “das flores”. Essa é a décima edição do bloco, que terá a Mestra Ana Rodrigues do Coco de Roda Novo Quilombo como a homenageada de 2024.

Concentração do bloco As Calungas acontecerá na Praça Rio Branco (Foto: Romane Iskaria/Reprodução/Instagram)

A concentração, marcada para as 19h, contará com a participação da orquestra Gambiarra do Frevo. Às 20h, o show é por conta das Calungas, seguido da homenagem à mestra do ano, tradição do bloco, às 20h30. Mais tarde, às 21h, quem toca é o Coco Novo Quilombo, e às 22h será a saída tradicional do bloco.

Veja também
Governo aumenta limite de isenção do imposto de renda para 2 salários mínimos

As Calungas: a origem

“Vai ser uma noite histórica! Será o décimo ano de bloco e a Mestra Ana Rodrigues do Coco de roda novo Quilombo será a nossa homenageada desse ano”, foi publicado na rede social digital oficial do grupo no Instagram.

Há dez anos, um grupo de oito mulheres da cidade de João Pessoa se juntou para tocar instrumentos de percussão e, a partir da união, foram ministradas diversas oficinas gratuitas. O projeto conta com professoras e alunas que buscam a cada encontro reafirmar o protagonismo da mulher na percussão. Toda a iniciativa das oficinas ministradas antes das apresentações de carnaval, bem como os arranjos dos batuques são preparados pelo grupo musical As Calungas.

Compartilhe: