ads
Política -
PL prevê treinamento para motoristas de ônibus atuarem no combate ao racismo e à violência contra a mulher
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Projeto de Lei 5878/23 prevê a realização, pelas empresas de transporte coletivo, de programas de capacitação para os empregados atuarem no combate a situações de discriminação, racismo, abuso e outras formas de violência. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Duda Ramos defende que profissionais devem estar aptos a mediar conflitos e prevenir agressões (Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados)

Sem prejuízo de outras exigências, os cursos deverão conter noções básicas de:

  • Primeiros socorros e redução de riscos;
  • Procedimentos de segurança em situações de ameaça, discriminação, racismo, violência doméstica e familiar, atos libidinosos ou crimes sexuais praticados contra mulher, criança, adolescente e pessoa idosa ou com deficiência;
  • Conhecimento sobre telefones e endereços dos órgãos de proteção policial e resgate, bem como da rede de atendimento às vítimas;
  • Direitos dos usuários do sistema de transporte público e legislação de proteção aos passageiros; e
  • Relação interpessoal e atendimento humanizado às vítimas em situações de violência ocorridas no interior dos veículos.

Veja também
Passaporte de Bolsonaro é entregue às autoridades

As técnicas e os procedimentos ensinados aos condutores, cobradores e fiscais deverão promover a segurança e a integridade física e mental de trabalhadores e usuários, não podendo elevar os riscos ou gerar situações de perigo.

O descumprimento da futura regra sujeitará a empresa a advertência, quando da primeira autuação da infração, e multa entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, valores atualizados pela inflação, quando da segunda autuação e conforme o porte da empresa.

“É fundamental que o sistema de transporte coletivo ofereça aos profissionais a capacitação para gerenciar ocorrências, mediar conflitos e prevenir situações de violência”, afirmou o autor da proposta, deputado Duda Ramos (MDB-RR).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe: