Cultura -
Ainda Tem Carnaval: cortejo de culturas populares vai movimentar Centro Histórico de JP neste sábado
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação)

‘Ainda Tem’ Carnaval em João Pessoa e a festa acontece neste sábado (17), no Centro Histórico da cidade. Além dos shows de Cabruêra, Tracundum, Myra Maya e Salete Marrom, um cortejo de culturas populares distribuído pelos quatro polos do evento vai celebrar o sucesso do Carnaval 2024, que mostrou toda sua potência este ano. Na cidade, a partir de agora, o Carnaval só acaba no sábado após a Quarta-Feira de Cinzas.

“Nós estamos marcando, com esta festa, um momento de celebração do nosso Carnaval que este ano foi muito forte e intenso. Envolvemos um conjunto grande das culturas populares em João Pessoa, dos maracatus às tribos indígenas, orquestras de frevo, escolas de samba, de maneira que, neste sábado, teremos um momento de celebração”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Veja também
João Pessoa realiza maior evento de Carnaval da história com prévias, tradição e ‘Ainda Tem’

Também neste sábado, segundo ele, haverá a presença de, pelo menos, 20 blocos do Carnaval de João Pessoa que vão levar seus estandartes e fazer suas festas também, todos ligados ao Folia de Rua, além de muitos outros que também vão estar presentes na festa.

A intenção, conforme o diretor, é marcar a força do Carnaval de João Pessoa e colocar no calendário anual uma festa de celebração no Centro Histórico. Com isso, a Fundação valoriza esse território, que é uma orientação do prefeito Cícero Lucena.

“A Funjope não mede esforços no sentido de atrair arte e cultura no Centro Histórico e, com isso, desenvolver a economia criativa na nossa cidade que é muito intensa também, com benefícios para bares, restaurantes, cafés, comércios ambulantes. Todo o Centro Histórico ganha vida em cada festa que nós fazemos”.

Programação

O cortejo envolve todas as culturas do Carnaval, como os maracatus, tribos indígenas, escolas de samba, ala ursas, orquestras de frevo, blocos do Centro Histórico e de outros bairros que vão se encontrar naquele território. Serão várias apresentações e um cortejo dessas culturas pelas ruas da cidade antiga.

A programação começa às 11h, na Galeria Augusto dos Anjos, com a DJ Cris L, que vai fazer uma discotecagem. Já às 15h, o cortejo das ala ursas sai do Ponto Cem Réis em direção à Praça Rio Branco. Por lá, se apresentam a escola de samba Império do Samba, tribo indígena Tupi Guarani, clube de frevo Piratas de Jaguaribe, ala ursa Treme–Terra.

Às 16h, na Avenida General Osório, ao lado da General Store, tem DJs Rokdahip, Laranja e Dopamina, e os maracatus Tambores do Tempo e Maracastelo.

A partir das 17h, um cortejo sai da Praça Rio Branco em direção à Casa da Pólvora com os Blocos do Folia de Rua e agremiações conduzidos por orquestras de frevo.

No mesmo horário, os maracatus Baque de Raiz e Quilombo Nagô, além das ala ursas Urso Panda e Gorila Louco estarão na Casa da Pólvora.

No Largo de São Frei Pedro Gonçalves, a partir das 18h, tem a presença dos maracatus Baque Mulher e Pé de Elefante, da escola de samba Malandros do Morro, clubes de orquestras São Rafael Frevo e Folia e tribo indígena Africanos.

Para fechar a programação, no Ponto de Cem Réis haverá apresentações da escola de samba Unidos do Roger, Tribo Indígena Ubirajara, do Rangel, ala ursa Urso Branco e Companhia, clube de orquestra Ciganos do Esplanada.

Segurança

A Funjope também destaca o cuidado que a Prefeitura de João Pessoa tem com a segurança do seu público em todos os eventos que realiza. Por isso, a partir de um planejamento iniciado no mês de novembro, o município trabalhou em parceria com diversos órgãos de segurança como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, garantindo tranquilidade para o folião brincar.

Fonte: PMJP

Compartilhe: