Política -
Histórico político e defesa inegociável de pautas da esquerda motivam decisão da DS pela candidatura de Cida
Termômetro da Política
Compartilhe:
Democracia Socialista em João Pessoa destaca necessidade de enfrentamento ao bolsonarismo nas eleições deste ano (Foto: Divulgação)

Mais uma corrente do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa definiu apoio à pré-candidatura da deputada estadual Cida Ramos (PT) à Prefeitura da capital nas eleições deste ano. Em reunião realizada na noite dessa quinta-feira (15), a Democracia Socialista (DS) confirmou apoio a Cida na prévia partidária, que deverá acontecer em março. Entre os argumentos estão o histórico da parlamentar e a defesa inegociável de pautas e agendas da esquerda.

Em trecho do manifesto divulgado após a reunião a DS argumenta como motivos para o apoio a Cida o enfrentamento ao bolsonarismo, assim como “o histórico da parlamentar junto aos movimentos culturais, sindicais, populares, civis e de inclusão social, na defesa inegociável de pautas e agendas que reforçam os desafios da esquerda na luta por políticas públicas em prol de um programa de governo que contemple o direito à uma cidade socialmente justa e ambientalmente sustentável”.

Cida Ramos enfrenta internamente o também deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). Diversos coletivos e correntes do PT em João Pessoa já declararam apoio à pré-candidatura de Cida na prévia partidária.

Confira a íntegra do manifesto da DS:

A vitória de Lula em 2022 foi fundamental para retomar o ambiente democrático no Brasil e principalmente resgatar a esperança de milhões de brasileiros e brasileiras em estado de vulnerabilidade nos diversos recantos do nosso país. Não à toa, ao final do governo Bolsonaro, em 2022, a fome chegou a atingir 29,7 milhões de pessoas.

Apesar dos nítidos avanços com a retomada das políticas públicas e a agenda de inclusão social do governo Lula, faz-se necessário reconhecer que o momento do Brasil ainda é muito crítico, com um congresso majoritariamente conservador, que atua na base da chantagem, do toma lá da cá e das pautas de costumes lideradas por setores ultradireitistas oriundos do bolsonarismo, legislando na contramão das pautas progressistas, do Estado Democrático de Direito e da estabilidade governamental.

Neste sentido, as eleições municipais de 2024 se revestem de grande importância, exigindo coragem e gestos políticos ousados dos partidos da Federação Brasil da Esperança, mas, principalmente do partido dos Trabalhadores – PT, na afirmação de candidaturas proporcionais e majoritárias comprometidas com um programa de mudanças profundas no cotidiano das pequenas, médias e grandes cidades do país, e com alto poder de mobilização, capazes de impulsionar o sentimento da militância progressista nas ruas, ampliando assim, as frentes de luta contra o bolsonarismo, a ultradireita, o neoliberalismo e sua agenda de retirada de direitos.

Ciente deste desafio histórico do Brasil, a corrente petista DEMOCRACIA SOCIALISTA (DS), em João Pessoa, declara apoio ao nome da deputada estadual Cida Ramos como candidata à prefeitura de João Pessoa pelo PT, por compreender o histórico da parlamentar junto aos movimentos culturais, sindicais, populares, civis e de inclusão social, na defesa inegociável de pautas e agendas que reforçam os desafios da esquerda na luta por políticas públicas em prol de um programa de governo que contemple o direito à uma cidade socialmente justa e ambientalmente sustentável.

João Pessoa, 15 de fevereiro de 2024.

Plenária Municipal da Democracia Socialista – DS

Compartilhe:
Palavras-chave
cida ramos