ads
Política -
Ruy pagou pensão por meio de operador do Caso Desk; Justiça questiona transferência da ex-mulher ao deputado
Termômetro da Política
Compartilhe:
Deputado explica que dinheiro da conta do operador para sua ex-mulher foi resultado de trapalhada do office boy (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

São muitas as explicações do pré-candidato a prefeito de João Pessoa e deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) a respeito dos novos fatos revelados após a condenação na esfera criminal pelo envolvimento no Caso Desk. Um dos trechos mais complicados na sentença trata de um pagamento de pensão alimentícia para a ex-mulher de Ruy ter sido feito diretamente da conta de Ozimar Berto Araújo, apontado como operador no esquema e preso na Operação Pão e Circo. Em seu depoimento, o parlamentar alegou que o dinheiro saiu da conta do operador para sua ex-mulher por causa de uma trapalhada de seu então office boy.

De acordo com Ruy, conforme consta no documento da sentença, Ozimar, à época, emprestava dinheiro a juros. Ruy tratou de pedir um empréstimo e mandou que Ivo, seu office boy, fosse encontrar o agiota no banco para pegar o dinheiro e, com esse dinheiro, fizesse uma série de pagamentos.

“Então o que aconteceu, por uma questão de preguiça de Ivo e de Ozimar, ou por dificuldade de sacar o dinheiro, Ivo, em vez de fazer o que o mandou, disse a Ozimar que tinha mandado fazer o depósito naquelas contas, então Ozimar fez a transferência”, diz o trecho da sentença referente ao depoimento de Ruy à Justiça.

A explicação de Ruy à Justiça envolve todas as transferências suspeitas feitas pelo operador do Caso Desk a pessoas relacionadas com o deputado: sua ex-mulher, seu irmão e o ex-deputado estadual Fabiano Lucena. Mas, segundo Ruy, tudo foi por culpa do office boy.

No trecho da sentença que aborda a lavagem de capitais, o juiz cita o depoimento de Ruy, no entanto, aponta falta de explicação a respeito de somas recebidas pelo deputado de volta da ex-mulher.

“Entretanto, consultando o relatório bancário acostado ID 71807487, vê-se que RUY MANUEL CARNEIRO BARBOSA DE AÇA BELCHIOR, embora tenha pago R$ 3.700,00 a título de pensão alimentícia, recebeu de sua ex-esposa, duas somas consistentes em R$ 7.000,00 e 6.460,00 as quais não tiveram explicação quanto à origem.”

Ainda de acordo com o documento, “Ozimar Berto de Araújo atuava como verdadeira instituição bancária pessoal de RUY MANUEL CARNEIRO BARBOSA DE AÇA BELCHIOR, onde, diante da solicitação deste, havia a liberação de valores, mediante o pagamento de taxas de “administração”, disfarçada de juros de empréstimo na ordem de 2,5%”.

Compartilhe:
Palavras-chave
caso deskruy carneiro