ads
Geral -
Lucas Ribeiro visita Hospital da Mulher e destaca importância da obra para a população feminina da Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:

O governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) visitou, no fim da manhã desta sexta-feira (1), as obras de construção do Hospital da Mulher, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Os investimentos no equipamento serão da ordem de R$ 120 mil milhões — entre construção e equipamentos — e deverá ser entregue à população paraibana até o fim deste ano.

Hospital da Mulher será referência na saúde da população feminina da Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A unidade hospitalar vem suprir uma lacuna no atendimento especializado à saúde da mulher — além de maternidade, o equipamento vai ofertar serviços na área oncológica, uma das principais demandas na saúde feminina, com urgência e emergência.

Durante a visita, Lucas destacou a importância do Hospital da Mulher para a população paraibana. “Este hospital contará com mais de 200 leitos, desde UTI neonatal a outros cuidados específicos para as mulheres. Um espaço pensado para o cuidado com as nossas mulheres, que vão poder contar com um espaço moderno,  humanizado, voltado para  maternidade, mas também para a prevenção”, afirmou.

Veja também
Economia brasileira teve alta de 2,9% em 2023

A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, também ressaltou a importância do Hospital da Mulher na saúde da população feminina do Estado. “Essa visita tem um simbolismo muito forte — estamos entrando no mês dedicado às mulheres, que em breve vão ganhar este belo presente, um hospital de alta complexidade,  que vai atender urgência e emergência. Além disso, aqui também será uma maternidade, onde as mães vão ter seus filhos e que vão receber todo um acompanhamento de toda uma equipe multiprofissional”, comentou.

A segunda-dama Camila Mariz disse que o Hospital da Mulher é uma obra que desperta sentimento de muita gratidão. “É uma obra que representa a sensibilidade, o cuidado que a gestão do governador João Azevêdo tem com as mulheres. O sentimento é de muita gratidão por fazer parte de um time como este. Assim como o governador João Azevêdo, Lucas Ribeiro também endossa, faz questão de acompanhar um projeto como esse, de uma obra que será tão importante para as famílias do nosso Estado”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Jhonny Bezerra, destacou o caráter revolucionário que o Hospital da Mulher simboliza. “O Hospital da Mulher chega como um equipamento revolucionário porque não vai atender apenas na obstetrícia, como a Maternidade Frei Damião, mas também com um foco muito especial na saúde preventiva da mulher. Aqui teremos um grande parque tecnológico, voltado para a saúde da mulher, com diagnóstico, principalmente na parte oncológica”, ressaltou.

Para a secretária-executiva da Saúde, Renata Nóbrega, o Hospital da Mulher vem suprir uma lacuna na atenção à saúde feminina. “Com muita determinação, o governador João Azevêdo vem investindo na saúde da Paraíba, e aqui vem um diferencial para a saúde da mulher. Somos mais de 50% da população da Paraíba e precisávamos de um suporte como esse. Portanto, em breve, essa lacuna será preenchida”, comentou.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) ressaltou que a construção de uma obra como o Hospital da Mulher é uma iniciativa do Governo da Paraíba que vai ao encontro da pauta dela no Legislativo. “Nós saímos daqui emocionadas, porque estamos vendo um filho nascer — essa obra representa muito para nós, mulheres, e essa analogia é a correta. Tenho muito orgulho de contribuir com o meu mandato na construção de uma obra que será vital na saúde, na qualidade de vida da mulher paraibana”, acrescentou.

A visita do governador em exercício ao Hospital da Mulher foi acompanhada, ainda, por Simone Guimarães (Suplan); Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana), entre outros auxiliares da gestão estadual e demais autoridades.

Atendimento humanizado

Com mais de 14 mil metros quadrados de área construída, o Hospital da Mulher será referência na saúde da população feminina da Paraíba e vem suprir uma lacuna histórica. Serão investidos mais de R$ 120 milhões, entre a construção do prédio e os equipamentos necessários para o funcionamento.

O grande objetivo da unidade é oferecer à mulher acesso a serviços qualificados, assim como demais níveis de atenção à saúde da mulher, com urgência e emergência — tudo em conformidade com o que está instituído na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (MS/2004).

O Hospital da Mulher terá, ainda, ambulatório, banco de leite humano, centro de imagem, centro de parto normal, centro cirúrgico obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva (adulto e neonatal), unidade de cuidado intermediário (adulto, convencional e canguru). Ao todo, são 203 leitos.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: