ads
Política -
Intercâmbio: Pollyanna Dutra vai ao Chile para conhecer programas de combate às desigualdades sociais
Termômetro da Política
Compartilhe:

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra (PSB), embarcou nessa segunda-feira (11), ao lado de comitiva de técnicos da SEDH e da Secretaria de Representação Institucional (SERI) do Governo do Estado, rumo ao Chile onde iniciou uma semana de imersão nos programas desenvolvidos pelo país vizinho com foco no combate à fome e à pobreza. Conforme a secretária, a perspectiva é que os programas possam ser aplicados na Paraíba, garantindo uma melhor focalização nas políticas públicas de assistência social. Hoje, o Chile possui os melhores indicadores da América Latina nesse quesito.

Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano foi acompanhada de comitiva e fará imersão de uma semana em programas sociais locais (Foto: Divulgação)

“Viemos ao Chile, uma comitiva da nossa Paraíba, com um objetivo central, que é conhecer os programas de combate à pobreza daqui. Conhecemos o exemplo do Chile em alguns cursos voltados a plataformas de enfrentamento de desigualdades ainda no Brasil, junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), mas de forma superficial, por isso viemos até aqui. De antemão, sabemos que no Chile a focalização na pobreza e acesso aos direitos funciona bem, repercutindo em indicadores que hoje são os melhores da América Latina. As experiências daqui são impressionantes e não tenho dúvidas de que isso tudo proporcionará uma bagagem de conhecimentos que reverteremos em políticas públicas em nosso estado”, explicou Pollyanna.

Veja também
Conselho de Administração da Petrobras avalia distribuir os dividendos extraordinários associados ao lucro do 4T

Ao todo, a comitiva paraibana passará uma semana no Chile, ao lado do diplomata Ricardo Mendes, que destacou o protagonismo do Chile na América Latina com relação ao desenvolvimento de políticas de combate à pobreza e extrema pobreza. “O Chile tem políticas públicas muito avançadas na área social, é um grande parceiro nosso e também do Ministério do Desenvolvimento Social, na pessoa do ministro Wellington Dias. As coisas por aqui estão avançando bastante e tenho certeza de que iremos aprender muita coisa durante essa semana”, pontuou.

Neste primeiro dia de agendas, a equipe brasileira já teve acesso a uma apresentação do Ministerio de Desarrollo Social y Familia y los Servicios Relacionados, além de conhecerem o Registro de Informação Social do país (Registro de Información Social: Registro de Hogares y Calificación Socioeconómica), que categoriza os registros de habitações e a classificação socioeconômica de cada família alcançada pelos programas de assistência existentes no país. A agenda seguirá nesta terça, com mais informações a respeito do registro, bem como do Sistema Intersectorial de Protéccion Social. Na quarta, a equipe conhecerá o Subsistema de Protección Integral a la Infancia (Chile crece mas) e realizarão visitas técnicas. Ainda está prevista na agenda a apresentação do Sistema de Evaluación y Monitoreo Chileno, plataforma por meio da qual é realizado o monitoramento de todos os programas sociais do país.

“Tenho certeza que levaremos para a Paraíba muito projeto bom na bagagem”, arrematou a secretária.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: