Política -
Pacheco aguarda proposta da União para renegociação de dívida dos estados
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nessa quinta-feira (14) que o Poder Executivo deve enviar “nos próximos dias” ao Congresso Nacional um pacote de medidas para a renegociação de dívidas de estados com a União. Na próxima semana, Pacheco deve se encontrar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para discutir o assunto.

Pacheco avalia que a regra atual para a correção faz com que as dívidas dos estados sejam, na maioria dos casos, impagáveis (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Os débitos de Minas Gerais com o governo central ultrapassam os R$ 160 bilhões. Mas o problema também atinge estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás. Segundo o presidente do Senado, o endividamento “talvez seja a questão mais relevante e mais preocupante da Federação”:

“São dívidas muitas vezes impagáveis, de valores estratosféricos. Todos sabem que Minas Gerais é um desses estados absolutamente endividados. Temos a expectativa (de aprovação) de uma proposição feita por nós, com a colaboração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela dá encaminhamento à solução da dívida, com conceitos que podem ser aproveitados por todos os estados”, explica Pacheco.

Veja também

Seis anos após assassinato, instituto mantém legado de Marielle vivo

Santa provocação!

Rodrigo Pacheco apresentou a proposta de renegociação ao presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) em novembro do ano passado. O acordo prevê quatro estratégias para a quitação dos débitos:

  • Rediscussão do valor da dívida;
  • Transferência para a União de ativos do estado avaliados com preço justo;
  • Cessão de créditos judiciais de Minas Gerais para a União, com o compromisso de reversão do proveito exclusivamente para o estado; e
  • Desconto do saldo remanescente da dívida para o pagamento em dez anos.

Para o presidente do Senado, a solução do problema exige envolvimento dos estados e da União. Pacheco avalia que a regra atual para a correção faz com que as dívidas “tenham grande dificuldade de serem adimplidas [pagas]”. Os débitos são atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% e correção monetária.

“Estamos priorizando esse tema. Quero crer que, para essa geração política, dar solução a esse problema federativo será um grande proveito para a nação brasileira. Ao se resolver esse problema, os estados naturalmente voltarão a ter capacidade de investimento, para bem da população”, afirmou.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe: