Cultura -
Centro Cultural Piollin celebra 47 anos com apresentações para crianças e adolescentes no Dia do Circo e do Teatro
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em comemoração ao Dia Mundial do Circo e do Teatro, nesta quarta-feira (27), o Centro Cultural Piollin promoveu mais um evento especial para seus educandos. Foram realizadas apresentações de circo e teatro com o Grupo de Circo Teatro da Escola Municipal Aruanda: “Brincando de Circo” e o “Direito da Criança” – uma roupagem do texto de Ruth Rocha, que aborda questões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além da contação de história Fadandante.

Educandos do Centro Cultural Piollin recebem formação artística, cidadã e solidária (Foto: Laura de Andrade/Divulgação)

Educadora de circo da instituição, Renata Lima considera a comemoração muito importante. “O circo social busca desenvolver as crianças e adolescentes não só como artistas, como também enquanto cidadãos, trabalhando questões como a autonomia e a autoestima”, disse.

Veja também
Em novo livro, Guga Limeira reúne poemas sobre as relações entre seres humanos e animais

Durante as aulas de circo social e teatro do Piollin são repassadas não apenas a parte técnica dos movimentos e encenações. “Trazemos temas como o respeito a si mesmo e aos outros, o antirracismo, que está bastante interligado em nossas aulas e processos de criação, além de encontrarem um lugar de acolhimento e escuta, com uma equipe capacitada”, explica Renata Lima.

Novas formas de expressar os sentimentos

A atenção na escuta dos educandos também está presente na oficina de teatro. “Os educandos podem encontrar nas aulas um espaço que os permite serem ativos, pesquisadores, artistas, pessoas, pessoas que sentem, que questionam, que têm vez e voz. Vem sendo construído um diálogo sincero, uma escuta atenciosa e um convívio coletivo cheio de cuidados com temáticas necessárias como violência contra mulher, o falho sistema educacional e o racismo, bem como falamos de amor, esperança, ansiedade, poesia e turbilhões de sentimentos que insistimos em nomear e conhecer de perto”, disse a educadora de teatro Naiara Cavalcanti.

Para Naiara, o teatro aumenta as possibilidades de explorar novas formas de expressar os sentimentos. “É uma troca sincera entre plateia e artistas, é um espaço de reflexão, liberdade artística”, afirmou a educadora.

47 anos de existência

Localizado ao lado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, o Centro Cultural Piollin foi criado exatamente no Dia Mundial do Circo e do Teatro. Hoje, a instituição celebra 47 de existência, transformando as vidas de crianças e adolescentes de João Pessoa por meio das artes.

No Piollin, a arte, a cultura e a educação andam de mãos dadas. Durante as oficinas de circo social, teatro, dança e culinária, os educandos têm contato com uma formação cidadã e solidária, com objetivo de contribuir no combate ao trabalho infantil e à insegurança alimentar. As aulas acontecem no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h.

Acompanhe o trabalho do Centro Cultural Piollin na rede social digital Instagram através do @centroculturalpiollin.

Fonte: Assessoria de imprensa

Matéria alterada às 17h35 para correção na informação sobre a idade da instituição.

Compartilhe:
Palavras-chave
piollin