Justiça -
Foragida da Justiça, ex-deputada é presa no Rio de Janeiro
Termômetro da Política
Compartilhe:

A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida da Justiça, foi presa pela Polícia Federal nesta segunda-feira (1º). A prisão ocorreu na cidade de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Almerinda, de 72 anos, atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti.

Almerinda ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti (Foto: Divulgação/Prefeitura de São João de Meriti)

Ela foi condenada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A prisão é resultado de investigações relacionadas à Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias, que desarticulou um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários. Esse grupo fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 estados brasileiros.

Veja também
Código Civil: Comissão no Senado faz esforço concentrado para votar relatório final

A ex-deputada foi localizada pelos policiais federais na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva. Ela deve cumprir pena de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos

Após a formalização da prisão, ela foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe. De lá, Carvalho será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça, conforme informou a PF.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: