Política -
‘Antes que Aconteça’: Paraíba será pioneira em programa que vai mobilizar o Brasil pela proteção às mulheres
Termômetro da Política
Compartilhe:
Senadora Daniella Ribeiro convoca sociedade para combater violência contra as mulheres (Foto: Pedro Ivo/Divulgação)

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) fala com orgulho a respeito do programa ‘Antes que Aconteça’. Também, pudera, serão R$ 315 milhões investidos em todo o país para prevenção e enfrentamento às múltiplas violências contra mulheres, tudo isso decorrente de sua atuação como presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Além deste montante, um valor considerável será investido na Paraíba: R$ 15 milhões oriundos de emenda da senadora, que reafirma a posição de vanguarda do estado na proteção da mulher paraibana.

“Eu acho que nós tivemos uma grande oportunidade de ter uma mulher na Comissão Mista de Orçamento”, disse a senadora durante evento realizado pelo PSD da Paraíba nessa terça-feira (9), em João Pessoa, para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. Em sua fala ela destacou a importância do programa. Em seguida, ao conceder entrevista sobre o assunto, remontou os desafios da proteção à mulher ao longo de toda a sua trajetória política.

Veja também
Lula assina Medida Provisória que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz

“Durante todo esse processo, desde vereadora, sempre via que duas questões barravam e barram a ajuda na questão da violência contra a mulher. Uma delas é a própria efetividade do Estado em fazer com que as coisas aconteçam. A gente vê mulheres que, mesmo com medida protetiva, morrem. Isso significa que a gente está falhando em algum lugar. Nós temos a lei, que inclusive é a terceira melhor do mundo, a Lei Maria da Penha [Lei nº 11.340], temos melhorado, cada vez que a gente atua na lei é para melhorar, só que a gente precisa de recursos para estados e municípios”, disse a senadora.

Uso da tecnologia e oportunidade de defender as mulheres

Além da destinação dos recursos, Daniella ressalta a necessidade de usar a tecnologia para proteger as mulheres dos agressores. “Já está provado que esse sistema de tornozeleira não serve, então temos que ter um monitoramento desses agressores. Nós temos essa tecnologia hoje, na Paraíba, patenteada através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba”, frisou.

Daniella também falou da oportunidade de estar à frente de uma comissão tão importante. “Conversei com a ministra do Planejamento, Simone Tebet; conversei com o ministro da Fazenda [Fernando Haddad], e decidimos abrir um programa onde, nesse pacote de ações, pudesse ser chamado de ‘Antes que Aconteça’, porque o que a gente quer é isso, fazer algo antes que aconteça a violência, seja ela patrimonial, física, psicológica. Por isso dentro desse pacote tem a questão da educação dos agressores, mas também dentro das escolas”.

Homens e mulheres contra a violência

A senadora Daniella Ribeiro, que também é líder da Bancada Feminina no Senado, classifica como primordial a participação dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher. “Tenho dito sempre que não adianta ficar fazendo palestra só para mulher, ficar discutindo só com mulher. A gente precisa trazer os homens para essa roda de conversa, precisa da ajuda desses homens porque eles não são maioria da população, mas ainda são maioria nos espaços de poder, e são os responsáveis na maioria das vezes pelas violências”, afirmou.

Compartilhe: