Geral -
Câmara de João Pessoa promove ação em alusão ao Maio Amarelo
Termômetro da Política
Compartilhe:

Todos juntos na conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. Essa foi a essência da ação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que reuniu órgãos de segurança viária e atendimento de emergência, na manhã desta terça-feira (21), para impactar o cidadão pessoense. Veículos danificados simulando acidentes foram expostos em quatro pontos da cidade para chamar atenção para como as imprudências no trânsito podem se tornar tragédias.

Veículos destruídos foram expostos em quatro pontos da cidade para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

“Hoje, a gente traz aqui essas simulações de acidentes, chamando a atenção da população, justamente para alertar sobre os números alarmantes. Foram quase 800 mortes só no ano passado e este ano mais de 260 vítimas fatais. São números de uma guerra civil e precisamos dar um basta nisso, a população precisa se conscientizar, a paz no trânsito precisa reinar. Estamos aqui fazendo a nossa parte, impactando a população para chamar atenção para a paz no trânsito neste Maio Amarelo”, enfatizou o presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD).

Veja também
Governo adia prazo de adesão ao Desenrola Brasil por mais 60 dias

Participam da ação o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran-PB), a Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar; o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; o Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity – Trauminha de Mangabeira; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O superintendente da Semob, Expedito Leite, destacou a importância da ação na conscientização do pessoense para um trânsito mais seguro. “É uma ação muito importante, capitaneada pela Câmara Municipal, com o apoio de todos os órgãos que tratam da segurança viária. A Semob, como parceira e apoiadora do movimento, está presente em todas as ações para que a gente possa levar essa mensagem de consciência, de um trânsito de paz, com tolerância, e muito mais humanizado. Estamos aqui para levar essa mensagem, a fim de que a gente possa evitar qualquer tipo de sinistro de trânsito nas ruas da Capital”, explicou o superintendente, ressaltando ainda a importância de observar a legislação de trânsito e as placas de sinalização.

Para o superintendente do Detran- PB, Isaías Gualberto, a união dos órgãos em prol de um trânsito seguro é crucial para evitar acidentes. “É de fundamental importância essa junção de órgãos e instituições nos esforços para conscientizar a nossa população. É muito importante estarmos nesta simulação de sinistro com vítima para impactar cada motorista que passa, e também promover um exame de consciência sobre as atitudes erradas que, eventualmente, podem resultar em tragédias, assim como o banner da ação avisa: ‘poderia ser você’”, declarou Isaías, ressaltando que pequenas ações, como o uso do capacete para o motociclista e do cinto de segurança em todos os ocupantes de um carro, podem evitar mortes. “Essa guerra no trânsito pode ser mitigada por ações simples de segurança que a gente pode tomar no dia a dia”, enfatizou.

O Comandante do BPTran da Polícia Militar da Paraíba, Tenente Coronel Lucas, chamou atenção para o cumprimento das leis e boas práticas no trânsito, principalmente dos motociclistas. “As fiscalizações acontecem para todo tipo de veículos, mas, de fato, temos a percepção de que as motocicletas precisam de uma atenção maior. Existem muitos conduzindo esses veículos sem serem habilitados, sem usarem capacete e sem os devidos cuidados. Muitos são flagrados enviando mensagens no celular enquanto guiam as motos. Realmente preocupa bastante. Não por acaso, mais de 70% das vítimas de acidentes no trânsito são motociclistas. ABPtran e a Polícia Militar como um todo têm esse cuidado para que as pessoas tenham mais consciência e mais zelo pela sua vida e das outras pessoas que utilizam as vias”, declarou o Coronel Lucas.

A Tenente Isabel, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância da corporação no resgate de sinistros de trânsito e da ação realizada. “A atuação dos Bombeiros é fundamental em termos de resgate. Chegamos a atender mais de 130 ocorrências por mês na grande João Pessoa, todas envolvendo acidentes de trânsito, principalmente entre carro e moto. Essa ação de prevenção vem a fortalecer a segurança, porque constantemente temos vítimas graves. São famílias que perdem pessoas em decorrência de acidentes. Estamos participando desta integração fundamental para que possamos diminuir as estatísticas desse tipo de ocorrência”, afirmou a Tenente.

Fonte: CMJP

Compartilhe: