Política -
Em resolução aprovada neste sábado, PT da Paraíba reivindica vaga na chapa majoritária de João em 2026
Termômetro da Política
Compartilhe:
PT da Paraíba cresceu nas eleições de 2024 (Foto: Delcídio Amaral/Flickr)

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT-PB), em reunião ampliada realizada neste sábado (30), na sede da legenda, em João Pessoa, aprovou Resolução Política de avaliação das eleições 2024, conjuntura e desafios para o futuro. O documento divulgado após a reunião aborda temas diversos a respeito da postura do partido em relação a assuntos de grande relevância, nacional e internacional. A reunião também foi marcada por apontamentos sobre a tática eleitoral adotada em 2024, com observações contundentes sobre erros que não devem ser repetidos, assim como projeções para os próximos anos, com destaque para a reivindicação de vaga na chapa majoritária do governador João Azevêdo (PSB) em 2026.

A Resolução Política aprovada hoje pelos petistas da Paraíba começa abordando temas da conjuntura política, como o papel do Brasil de liderança mundial no combate à fome e no debate sobre as mudanças climáticas, responsabilização e prisão urgente dos golpistas que atentaram contra a democracia, e ainda a retomada da rota do desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, justiça social, responsabilidade fiscal e melhoria de vida do povo.

“Enquanto o Brasil se destaca na agenda global e na resistência democrática, o governo federal reorganiza, com discernimento, competência e efetividade, a economia do país, que herdou destroçada pelo governo neoliberal, fascista e golpista que derrotamos nas urnas em 2022. Mesmo dividindo o poder com um Congresso Nacional conservador, retrógrado e dominado pelas forças do mercado, do capital e das elites oligárquicas, os avanços da política econômica do governo Lula são notáveis”, diz trecho da Resolução.

Veja também
Quase 8% dos processos de adoção de criança são desfeitos, mostra CNJ

Mais adiante, o documento analisa as eleições de 2024, considerando desde o panorama nacional até os aspectos municipais. No Brasil, os números apontam para crescimento do PT nos próximos anos, com ampliação da participação da legenda nos municípios: “(…) em 2020 o PT estava presente em 1.584 municípios, elegendo 183 prefeitos e prefeitas, 206 vices em coligação com aliados, e 2.663 vereadores e vereadoras. Agora [2024], elegendo 252 prefeitos(as), 290 vices e 3.129 vereadores(as). O PT estará presente em 1.742 municípios a partir de 2025”.

Marco histórico e desafios para o futuro

Na Paraíba, a Resolução destaca a maior preparação e organização da história da legenda em âmbito estadual. “O resultado eleitoral e político de todo esse processo foi um PT que sai maior do que entrou nas eleições de 2024. Estamos entre os dez Estados do país em que o partido mais cresceu eleitoralmente em votos nominais majoritários nas últimas eleições, mais que dobrando nossa votação em relação às eleições de 2020”.

Sobre a eleição em João Pessoa, a Resolução destaca a necessidade de ponderar. De acordo com o documento, é preciso ampliar horizontes eleitorais de aliados e não os restringir em nome de disputas menores ou projetos pessoais. “Devemos dialogar com o centro da política para 2026 na busca da reeleição do nosso projeto de país, assim como fizemos no segundo turno em Campina Grande, com Jhony Bezerra do PSB, e na capital, em torno da reeleição de Cicero Lucena. Não podemos achar que o nosso quintal é maior que os interesses nacionais e do povo brasileiro”.

O documento também aborda o processo eleitoral interno da Executiva Estadual, que deve acontecer no próximo ano. A Resolução aprovada hoje é clara ao indicar a importância de reforçar a aliança atual em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como buscar uma vaga na chapa majoritária do governador João Azevêdo.

“Nesse sentido, precisamos construir uma Direção Estadual que tenha condições de mobilizar a militância, debater democraticamente com todas as forças internas do partido e articular uma ampla coalizão em torno da reeleição do presidente Lula, dialogando, especialmente, com a base que apoia o governo João Azevedo e, desde já, reivindicando um lugar na chapa majoritária ao governo do Estado”, finaliza o texto aprovado pelo PT da Paraíba.

Compartilhe:
Palavras-chave
PT