Política -
Pollyanna entrega cisternas e beneficia famílias no município de Damião
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em evento no Ginásio de Esportes de Damião, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedh) formalizou a entrega de 55 cisternas a agricultores locais pelo Programa Cisternas, uma iniciativa conjunta entre o Governo Federal, o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e o Governo da Paraíba. Durante a cerimônia, também foi assinado um convênio com a prefeitura para construção de uma padaria na zona rural e realizada distribuição de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite).

Pollyanna destacou a importância da parceria com a prefeitura de Damião nesta ação que garante segurança hídrica (Foto: Mano de Carvalho/Divulgação)

As cisternas denominadas de “primeira água” é um reservatório que capta água da chuva através de calhas e a armazena em um reservatório, garantindo o abastecimento de água em regiões semiáridas. O reservatório comporta 16 mil litros cada. Além de ser uma alternativa eficaz para armazenar água, a cisterna também contribui para a segurança alimentar e nutricional, ajudando a combater a fome.

Naira Silva Souza, de 24 anos, e o esposo Franciel Guedes Rocha, residentes no sítio Olho D’Água, foi uma das famílias beneficiadas com a construção da cisterna e não esconderam a satisfação e contentamento em receber o benefício. “Graças a Deus! É muito bom, porque a gente não tinha água, pegava na casa da minha sogra. É uma benção ter nossa cisterna na porta de casa, vai ajudar muito. A água é uma bênção de Deus, a gente não vive sem água. E graças a Deus, a gente foi contemplado com a cisterna”, comemorou Naira. 

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Damião nesta ação que garante segurança hídrica.

“Água potável, acesso à água é um princípio fundamental, um direito, isso é importante. E ainda, o projeto de Segurança Alimentar e Nutricional, a entrega de peixe pela Prefeitura; e leite, pelo Governo do Estado. Assinamos ainda um convênio para doação de uma padaria a ser instalada em comunidade rural, e outras ações de combate à fome e à vulnerabilidade social, entendendo que podemos gerar renda no campo, através de uma padaria, mas também de outros programas de nossa secretaria”, afirmou Pollyanna.   

Veja também
Ministro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade na reunião do Brics

A prefeita de Damião, Simone Azevedo, também enalteceu a parceria com o Governo da Paraíba para construção das cisternas no município.

“Um dia maravilhoso, abençoado por Deus e uma alegria imensa poder proporcionar essa grande festa, onde recebemos a secretária de Desenvolvimento Humano, distribuímos o leite do PAA-Leite para as nossas famílias, também entregamos certificado de doação de 55 cisternas, garantindo segurança hídrica para as famílias da zona rural do nosso município”, afirmou a prefeita. 

Programa de Cisternas

O Programa de Cisternas é financiado pelo Ministériodo Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado. As famílias beneficiadas com as cisternas receberam formação ministrada pelo Centro de Educação e Organização Popular (Ceop), organização não-governamental contratada por meio de edital público, que ministrou palestras e dinâmicas sobre o uso e manutenção das cisternas, e buscando despertar a importância do benefício recebido para todos da comunidade.

A coordenadora técnica do Ceop, Aparecida Firmino, informou que o edital prevê a construção de cisternas de “primeira água”, tecnologia de captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano, com 16 mil litros cada uma. “É uma política pública importante chegando às comunidades rurais, porque a água é um dos primeiros alimentos que precisamos ter direito e acesso. É uma política pública que vai potencializar as comunidades do Estado”, enfatizou, adiantando que ao todo serão construídas 161 cisternas em quatro municípios: sendo 55 na cidade de Damião; 19 em Logradouro; 151 em Tenório; e 36 em Assunção.  

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: