Geral -
Cícero entrega nova frota de ônibus para modernizar transporte público de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (30) no Parque Solon de Lucena, o prefeito Cícero Lucena (PP) entregou 32 novos ônibus que passarão a integrar o sistema de transporte coletivo da capital paraibana. A ação, realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur), representa um avanço na modernização da mobilidade urbana na cidade.

Prefeito Cícero Lucena anunciou que até o final de 2025 pretende renovar 50% da frota de ônibus da cidade (Foto: Divulgação/PMJP)

Dentre os veículos entregues, 22 são ônibus convencionais equipados com motores Euro 6, uma tecnologia menos poluente e mais eficiente, que chega para substituir veículos antigos da frota, contribuindo com a preservação ambiental e oferecendo mais conforto aos passageiros. Além disso, foram adicionados 10 novos veículos do modelo ‘Geladinho’, com ar-condicionado, ampliando para 30 o número total de ônibus climatizados em circulação pela cidade.

Veja também
João Pessoa é eleita uma das 5 capitais do país mais atuantes no combate às desigualdades

Durante o evento, o prefeito Cícero Lucena anunciou que até o final de 2025 pretende renovar 50% da frota de ônibus da cidade, o que representará o maior avanço já realizado na história do transporte coletivo de João Pessoa. O objetivo, segundo o gestor, é oferecer um serviço cada vez mais moderno, eficiente e sustentável para a população.

“Esse projeto de renovação é para que a gente possa ter a condição de um transporte com qualidade. Além disso, faremos a apresentação da documentação para que possamos adquirir também 60 ônibus elétricos que vão compor e participar dos quatro corredores de transporte, na parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, revelou o prefeito.

Em 2021, João Pessoa tinha uma das piores frotas do Nordeste e hoje, atingiu a terceira posição no ranking. “Isso é fruto de trabalho, de responsabilidade e de compromisso com a população para melhorar cada vez mais a qualidade de vida, até porque a mobilidade do transporte coletivo é um dos itens importantes para que João Pessoa possa ter hoje o reconhecimento nacional de uma cidade entre as capitais com melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) reforçou outros avanços, a exemplo da criação dos terminais do Parque Solon de Lucena e do Valentina Figueiredo. “Já fizemos um pacto com o Governo Federal e vamos receber os ônibus elétricos climatizados. Enquanto isso, vamos renovando a frota, melhorando o serviço, como o terminal aqui, para quem quiser ver. Nós sabemos como era o Terminal da Lagoa e nós reformamos. Cinco novos terminais vão ser feitos em parceria com o Governo do Estado”, projetou.

Maio Amarelo

A solenidade da entrega dos 32 novos ônibus também foi alusiva ao mês de conscientização sobre a segurança no trânsito da Capital. O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio HBE, exaltou os avanços da gestão municipal nessa área, projetou que serão realizadas diversas ações. Em relação à nova frota, ele detalhou que faz parte de um planejamento que já vem sendo realizado dentro da gestão, com um olhar de renovação e competitividade.

Avanço

De acordo com Isac Moreira Júnior, gerente Institucional do Sintur, somando com as renovações anteriores, até o fim dezembro terão concluído a entrega de 180 novos ônibus zero quilômetro nos últimos dois anos. “A maior renovação da frota de transporte coletivo da história de João Pessoa. Isso representa cerca de 45% da frota renovada. Esse é o compromisso que temos: oferecer mais comodidade, segurança e qualidade no transporte público”, comentou.

Fonte: PMJP

Compartilhe: