Economia -
Subway em queda: rede tem menor número de unidades nos EUA em 20 anos
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Subway fechou mais de 600 unidades em 2024, segundo os documentos de divulgação de franquias, enquanto o recuo prolongado da empresa se aproxima de uma década. A gigante dos sanduíches, sediada em Miami, terminou 2024 com 19.502 restaurantes, conforme o FDD. É a primeira vez em 20 anos que a rede tem menos de 20.000 locais. As informações são do site Restaurant Business, especializado no setor.

Gigante dos sanduíches fechou mais de 600 lojas nos EUA em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde 2015, quando atingiu o pico de 27.100 restaurantes nos EUA, a empresa perdeu 7.600 unidades. Em outras palavras: os franqueados da Subway nos EUA fecharam 28% das lojas da rede em menos de uma década. As 7.600 lojas fechadas equivalem ao número total de restaurantes Taco Bell nos EUA.

O desafio da marca é, e tem sido, o baixo volume por unidade. A Subway registrou o maior volume médio por unidade de sua história em 2024, com US$ 490 mil, segundo estimativas da Technomic. Esse valor aumentou desde 2020, graças a esforços da empresa para impulsionar as vendas, incluindo marketing, introdução de novos produtos e melhorias nos ingredientes.

Veja também
Conselho Tutelar alerta família de pastor mirim sobre exposição midiática

No entanto, o volume por unidade em 2024 cresceu apenas 1% em relação a 2023, o que significa que a unidade média da Subway perdeu clientes, considerando aumentos de 4% nos preços dos cardápios. Além disso, o volume permanece baixo em comparação com concorrentes e outros conceitos de sanduíches. O volume médio por unidade da Subway foi inferior ao de todas as cadeias de restaurantes, exceto 19, no ranking Technomic Top 500 do último ano.

Outras marcas — exceto a Quiznos, que gera apenas US$ 430 mil por restaurante por ano — são geralmente conceitos de sobremesas ou com forte presença em locais não tradicionais ou shoppings. Em comparação, a rival Jersey Mike’s tem volumes de US$ 1,3 milhão, enquanto Firehouse e Jimmy John’s têm volumes médios próximos de US$ 1 milhão.

O volume médio por unidade da Subway alcançou US$ 481 mil por local em 2012, quando era a segunda maior cadeia de restaurantes dos EUA em vendas totais. Esses volumes começaram a cair no ano seguinte, iniciando uma sequência de oito anos consecutivos de declínio.

Se os volumes médios de 2012 tivessem acompanhado a inflação, cada unidade faturaria em torno de US$ 668 mil por loja, cerca de 36% a mais do que no último ano.

Os baixos volumes médios por unidade tornaram-se particularmente problemáticos à medida que os custos de alimentos e mão de obra continuaram a aumentar, forçando os franqueados a fechar mais restaurantes do que a rede abria a cada ano, a partir de 2016.

A Subway continua sendo a maior cadeia de restaurantes dos EUA em número de unidades. Ela ainda opera 2.600 locais a mais que a segunda maior, Starbucks, que terminou 2024 com pouco menos de 17.000 cafeterias. No entanto, com a Subway fechando cerca de 600 lojas por ano e a Starbucks adicionando aproximadamente o mesmo número — mesmo enfrentando desafios recentes de vendas —, espera-se que a gigante do café supere a cadeia de sanduíches no topo desse ranking em dois a três anos.

As dificuldades da Subway com fechamentos fizeram com que ela caísse no ranking das 500 maiores cadeias de restaurantes. A empresa gerou US$ 9,5 bilhões em vendas totais nos EUA no último ano, uma queda de 3,8% em relação a 2023. Com isso, caiu da 8ª para a 9ª posição no ranking. A Chipotle Mexican Grill, que adotou em grande parte o estilo de serviço de linha de montagem da Subway, ultrapassou tanto a cadeia de sanduíches quanto o Burger King no Top 10.

Em alguns aspectos, os fechamentos da Subway desaceleraram. Desde 2015, a rede fechou uma média de 950 locais por ano, então os 631 fechamentos líquidos em 2024 representaram uma melhora. No entanto, a empresa também fechou quase 200 restaurantes a mais do que em 2023, e a taxa de fechamento foi de 3% das lojas, em comparação com 2% em 2023.

Traduzido do portal Restaurant Business.

Compartilhe:
Palavras-chave
subway