O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou na manhã desta quarta-feira (30), por unanimidade, a admissão de Alanna Galdino como conselheira. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
O julgamento iniciado na semana passada foi suspenso após pedido de vista do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho.
Veja também
União Progressista nasce com grave problema de sigla
A vaga agora ocupada por Alanna Galdino cabe ao Poder Legislativo. Foi aberta após a aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, homologada no final de 2024. A indicação de uma mulher era uma demanda da bancada feminina da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e recebeu o apoio de 31 deputados presentes na votação e só um voto contrário. Ela é filha do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino (Republicanos). Seu pai, no entanto, não participou da votação.
A sessão de julgamento foi bastante prestigiada, com auditório lotado. Diversos deputados estaduais marcaram presença, entre eles Felipe Leitão (PSD), relator do processo que analisou a indicação de Alanna na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB.
Logo depois da aprovação, a defesa de Alanna pediu que a posse fosse imediata, já que ela estava presente nas dependências do TCE-PB. O presidente da Corte de Contas, conselheiro Fábio Nogueira, marcou a sessão especial de posse de Alanna Galdino para as 11h, 20 minutos após o término do julgamento de sua admissão.
Matéria ampliada às 10h56.