Em comunicado oficial nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, a Petrobras revelou a identificação de um novo reservatório de petróleo de alta qualidade na região do pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta ocorreu no bloco de Aram, onde testes realizados em poço exploratório confirmaram a extração de óleo classificado como de “qualidade excepcional e livre de impurezas”.
O poço em questão está situado em águas profundas, com 1.952 metros de coluna d’água, a cerca de 248 quilômetros do litoral de Santos, em São Paulo. A localização estratégica reforça o potencial da área, que continua a se destacar como uma das principais fronteiras exploratórias da empresa.
Veja também
Papa Leão XIV celebra primeira missa com os cardeais
Análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e dos fluidos encontrados serão feitas para avaliar o potencial da área. Além disso, serão perfurados mais dois poços.
O consórcio que explora o bloco de Aram desde 2020, que tem a Petrobras como operadora, com 80% do empreendimento, e a CNPC como parceira, com os 20% restantes, tem até 2027 para concluir seu Plano de Avaliação de Descoberta. Aram é explorado sob o regime de partilha, em que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) é a gestora.
Fonte: Agência Brasil