O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), na Paraíba, foi o primeiro do Brasil a inaugurar o Espaço Antes que Aconteça, em João Pessoa. A iniciativa é fruto de uma colaboração com a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que comanda nacionalmente o programa “Antes que Aconteça”, e visa fortalecer a rede de prevenção e combate à violência contra mulheres. O evento de inauguração, realizado nessa sexta-feira (9), reuniu a coordenadora estadual do programa, Camila Mariz, além de autoridades do Judiciário e representantes de instituições parceiras.
“Sinto orgulho em dizer que este é o primeiro espaço implantado em um Tribunal no Brasil com essa finalidade. Uma iniciativa pioneira, visionária, que revela o compromisso social e humano desta Corte com a proteção, acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência”, destacou a senadora.
Veja também
Em decisão unânime, STF mantém ação contra Ramagem
Durante o evento, a presidente do Tribunal, desembargadora Herminegilda Leite Machado, destacou que a criação do espaço atende a uma demanda institucional por ações de suporte direto às mulheres em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Justiça do Trabalho.
“E assim, ao tempo em que o Tribunal cumpre a agenda orientada pelo CNJ, para enfrentar o assédio, atende também, à política pública de proteção à mulher consubstanciada no Programa Antes que Aconteça. Que essa união de forças se perpetue em busca de uma sociedade onde as mulheres possam viver com mais segurança e sem medo de serem assassinadas”, declarou a presidente do TRT-PB desembargadora Herminegilda Leite Machado.
Camila Mariz, coordenadora estadual do programa também assinou o documento de cooperação técnica que tem o objetivo de conferir efetividade à Política Pública Nacional de Proteção à Mulher, por meio do Programa
“Parabéns desembargadora Herminegilda pela sua atitude, pela sua sensibilidade, pela sua compaixão e amor com o próximo. Essa é mais uma conquista que não é para nós, talvez não seja para vocês que estão sentados aqui, mas certamente é para alguém do seu lado que precisa nem que seja dos seus ouvidos e do seu coração aberto para poder orientar da maneira correta”, agradeceu a coordenadora estadual do programa Antes que Aconteça, Camila Mariz.
O Espaço “Antes que Aconteça” no TRT-PB atuará como ponto de acolhimento, orientação e encaminhamento de casos de violência ou risco contra mulheres, com foco na prevenção e articulação com a rede de apoio. A iniciativa integra o programa de mesmo nome, que possui apoio de diferentes instituições públicas no país.
Fonte: Assessoria de imprensa