O ator francês Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 meses de prisão com pena suspensa por assédio sexual contra duas mulheres durante as filmagens do longa “Les Volets Verts”, em 2021. Com a decisão, o artista não cumprirá a pena imediatamente.
A Justiça francesa considerou provado que Depardieu apalpou uma cenógrafa de 54 anos e uma assistente de produção de 34 anos no set. O caso foi encarado como um teste importante sobre como a França e sua indústria cinematográfica respondem a acusações de abuso sexual no pós-#MeToo, especialmente envolvendo personalidades consagradas.
O ator, que nega as acusações, não compareceu ao tribunal nesta terça. Além da sentença, ele foi incluído em um registro de criminosos sexuais.
Depardieu, uma das maiores estrelas do cinema francês, foi indicado ao Oscar em 1991 por sua interpretação do poeta Cyrano de Bergerac. Durante o julgamento, em março, ele admitiu ter usado linguagem obscena e segurou a cenógrafa pelos quadris durante uma discussão, mas insistiu que não houve intenção sexual em suas ações.
Com informações de AFP e NYT.