Internacional -
Lula sai em defesa de Janja sobre vazamento de conversa com presidente chinês e crítica ao TikTok
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nessa terça-feira (13), em Pequim, que foi ele, e não a primeira-dama, Janja da Silva, quem questionou o presidente chinês, Xi Jinping, sobre o aplicativo TikTok.

Lula mostrou descontentamento com vazamento (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

“Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal. E, depois, fui eu quem fez a pergunta, não foi a Janja”, disse o presidente Lula.

Veja também
Líder da extrema direita em Portugal, André Ventura passa mal durante comício e é hospitalizado

A fala de Lula ocorreu durante uma coletiva de imprensa na China, quando questionado sobre o encontro com Xi Jinping, no qual a primeira-dama teria abordado o tema do TikTok, aplicativo de origem chinesa.

Vazamentos e “cidadã de segunda classe”

Ao responder, Lula expressou descontentamento com vazamentos. Segundo ele, a questão levantada foi sobre a possibilidade de Xi enviar ao Brasil um representante de confiança do governo chinês para debater a regulamentação de plataformas digitais, incluindo o TikTok.

“Eu vi na matéria que um ministro estava incomodado. Se um ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair. Eu autorizaria ele a sair de lá”, desabafou.

Lula explicou que Janja pediu a palavra para detalhar o contexto brasileiro relacionado à rede social, especialmente no que diz respeito a mulheres e crianças.

“O fato da minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar”, disse o presidente Lula.

Em abril, uma criança de oito anos faleceu no Distrito Federal, supostamente após participar de um desafio viral no TikTok que envolvia inalar desodorante.

Na ocasião, a primeira-dama defendeu a regulamentação das redes sociais, destacando a necessidade de “proteger a vida das nossas crianças e adolescentes”.

Lula afirmou que Xi Jinping se comprometeu a enviar um representante para discutir o tema com o Brasil e classificou a participação de Janja como “algo completamente normal”. “Eu não sei porque alguém achou que isso era novidade e foi falar para a imprensa”, acrescentou o presidente Lula.

Com informações da CNN.

Compartilhe: