Geral -
Ministério da Agricultura confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (15) a identificação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um plantel de aves matrizes comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro registro de gripe aviária em um sistema de produção avícola comercial no país.

Vírus da gripe aviária circula desde 2006; apesar da detecção, o Mapa reforça que a enfermidade não é transmitida por meio do consumo de carne de frango ou ovos (Foto: Felipe Gesteira)

O vírus da gripe aviária circula desde 2006, principalmente em regiões da Ásia, África e norte da Europa. Apesar da detecção, o Mapa reforça que a enfermidade não é transmitida por meio do consumo de carne de frango ou ovos. Tanto a população brasileira quanto a internacional podem continuar consumindo esses produtos com segurança, já que não há qualquer contraindicação em relação aos itens fiscalizados.

Veja também
Venda de tadalafila no Brasil aumenta 20 vezes em uma década e atinge recorde histórico

O risco de transmissão para seres humanos é considerado baixo e, quando ocorre, geralmente afeta profissionais que mantêm contato direto e prolongado com aves infectadas, vivas ou mortas, como tratadores e trabalhadores do setor avícola.

As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.

O Mapa também está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

O Serviço Veterinário brasileiro vem sendo treinado e equipado para o enfrentamento dessa doença desde a primeira década dos anos 2000.

De acordo com o Mapa, ao longo desses anos, para prevenir a entrada dessa doença no sistema de avicultura comercial brasileiro, várias ações vêm sendo adotadas, como o monitoramento de aves silvestres, a vigilância epidemiológica na avicultura comercial e de subsistência, o treinamento constante de técnicos dos serviços veterinários oficiais e privados, ações de educação sanitária e a implementação de atividades de vigilância nos pontos de entrada de animais e seus produtos no Brasil.

“Tais medidas foram cruciais e se mostraram efetivas e eficientes para postergar a entrada da enfermidade na avicultura comercial brasileira ao longo desses quase 20 anos”, informa o ministério.

Fonte: Mapa

Compartilhe:
Palavras-chave
gripe aviáriamapa