O longa-metragem nacional “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi ovacionado por 13 minutos durante sua exibição no Festival de Cannes 2025. De acordo com a assessoria do filme, a plateia aplaudiu por cinco minutos durante os créditos finais e continuou por mais oito minutos após o término da projeção. A sessão foi interrompida pelo próprio cineasta, que agradeceu o reconhecimento.
‘Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme e tem uma pequena parte desta equipe aqui. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer ‘O Agente Secreto’. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!’, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho após a exibição.
Veja também
Baila, Vini: documentário da Netflix aborda trajetória de Vinicius Jr. e a luta contra o racismo
A jornalista do Washington Post, Jada Yuan, descreveu a reação como “a mais longa e entusiasmada que já vi até agora no festival”, com parte da plateia gritando “bravo!” durante os aplausos. O filme ainda não tem data confirmada para estreia no Brasil.
As primeiras críticas internacionais, publicadas após a exibição em Cannes, destacaram aspectos como a homenagem ao cinema, a tensão narrativa crescente e o teor político da trama. Wagner Moura, que interpreta o protagonista, já é apontado como forte candidato ao prêmio de Melhor Ator, que será anunciado no próximo sábado (24).
“O Agente Secreto” acompanha a história de um professor especialista em tecnologia que, em meados dos anos 1970, retorna a Recife, sua cidade natal, e descobre estar sendo alvo de espionagem. Além de Moura, o elenco inclui nomes como Udo Kier, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone.
O filme concorre na competição principal do festival e surge como um dos principais representantes do cinema brasileiro na temporada de premiações internacionais deste ano e do próximo.
Com informações da CBN.