Geral -
Cícero inicia agenda oficial na Holanda pela Frente Nacional de Prefeitos
Termômetro da Política
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (19), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), iniciou sua agenda de compromissos oficiais na Holanda como representante da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP). A visita internacional tem como objetivo principal discutir soluções para questões climáticas e estratégias de prevenção contra enchentes, temas de especial importância para as cidades brasileiras que enfrentam cada vez mais eventos climáticos extremos.

Agenda internacional tem como objetivo principal discutir soluções para questões climáticas e estratégias de prevenção contra enchentes (Foto: Divulgação/PMJP)

O primeiro compromisso aconteceu na cidade de Haia, onde o gestor da Capital paraibana, que também e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional da FNP, foi recebido pelo diretor de Relações Internacionais da cidade anfitriã, Peter Kievoet, e pela vice-diretora da Associação de Municípios Holandeses, Renske Steenbergen. O governo holandês é referência mundial em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

Veja também
Concurso para a Secretaria de Cultura da Paraíba terá 33 vagas e salários de R$ 4,1 mil; confira edital

“Participar desta missão oficial aqui na Holanda é uma excelente oportunidade para adquirirmos novos conhecimentos e trocarmos experiências com quem é referência mundial em soluções climáticas e prevenção a enchentes. Ao mesmo tempo, é uma honra poder compartilhar a experiência da nossa cidade, que vem investindo na criação de áreas verdes, na implantação de parques urbanos e na meta de seguir plantando cada vez mais árvores”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Nesta terça-feira (20), em Amsterdã, a programação inclui visitas a projetos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), com destaque para encontros com representantes do Departamento de Planejamento e Sustentabilidade da prefeitura local, além de uma visita técnica à Waternet, autoridade regional de água, onde será apresentada a estrutura da Associação de Autoridades da Água da Holanda.

Na quarta-feira (21), em Roterdã, Cícero Lucena participa de um tour a pé por áreas que exemplificam infraestruturas de resiliência climática, como o Watersquare Benthemplein e o Hofbogenpark. Ele será recepcionado na Prefeitura por Pascal Lansink-Bastemeijer, conselheiro e assessor de Gestão Hídrica da cidade. A agenda inclui ainda visitas ao Tidal Park Keilehaven e ao Global Center on Adaptation (GCA), que lidera iniciativas internacionais de adaptação às mudanças climáticas.

A quinta-feira (22) segue com atividades em Roterdã, com apoio da professora Taneha Bacchin, da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft). Estão previstas apresentações sobre projetos e planejamento socioambiental com foco em SBN, visita à Green Village e ao prestigiado Instituto Deltares, centro de excelência em pesquisa aplicada sobre água e subsuperfície.

Na sexta-feira (23), em Nijmegen, a visita se concentrará no projeto Room for the River (“Espaço para o Rio”), uma referência mundial em requalificação urbana e controle de cheias, que alia engenharia, sustentabilidade e convivência harmoniosa com a natureza.

Encerrando a missão, no sábado (24), o prefeito Cícero Lucena participa, em Haia, de uma avaliação geral da semana, discutindo a aplicabilidade das experiências holandesas ao contexto brasileiro, especialmente para cidades como João Pessoa, que têm investido fortemente em áreas verdes, parques urbanos e soluções sustentáveis.

Fonte: PMJP

Compartilhe: