O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou nesta terça-feira (20) sua participação na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), elevando o total de vagas ofertadas de 3.352 para 3.652 e aumentando para 36 o número de instituições participantes.
Apelidado de “Enem dos Concursos”, o CPNU teve sua primeira edição em 2024, com 6.640 vagas disputadas. A atual edição, embora com menos oportunidades, abrange mais órgãos públicos que os 21 participantes no ano anterior.
Veja também
Novo concurso da Polícia Federal prevê mil vagas e salários de até R$ 26,3 mil
“O CPNU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos está ancorada nas pessoas que fazem o Estado funcionar”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck.
O edital com todas as vagas será publicado em julho de 2025, marcando o início das inscrições. Diferentemente da primeira edição, o CPNU 2 terá duas fases: uma prova objetiva em 5 de outubro de 2025 e uma etapa discursiva em 7 de dezembro do mesmo ano para os aprovados na primeira fase. Os resultados finais estão previstos para fevereiro de 2026.
O concurso incluirá duas novas carreiras transversais:
Além disso, serão ofertadas 1.000 vagas para analistas técnico-administrativos (ATA), distribuídos conforme a demanda identificada pelo Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT). Nove agências reguladoras, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM), terão 400 vagas (60 para nível superior e 340 para nível médio).
As vagas estão distribuídas por vários estados:
As demais oportunidades são para órgãos sediados em Brasília.
Com informações da IstoÉ Dinheiro.