A educadora física Sophia Livas de Morais Almeida, de 32 anos, suspeita de se passar por médica em Manaus, foi presa nessa segunda-feira (19), durante a Operação Azoth, conduzida pela Polícia Civil do Amazonas. Ela apresentava-se como especialista em cardiologia pediátrica em um podcast sobre saúde.
De acordo com as autoridades, Sophia participava semanalmente de um programa veiculado em uma plataforma de vídeos, onde entrevistava médicos e outros profissionais da saúde. Os episódios abordavam temas relacionados à saúde, com ênfase no público infantil.
Em uma das edições, publicada em 27 de janeiro de 2025, Sophia discutiu os “Desafios das famílias de crianças com cardiopatia”. Durante o programa, ela se identificou como especialista na área e fez recomendações ao poder público, defendendo o reconhecimento da gravidade da doença e a implementação de políticas de suporte.
Em outro momento do podcast, Sophia Livas mencionou experiência como gestora de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao falar sobre cardiopatia, além de tecer críticas a outros profissionais da saúde.
Após a prisão ganhar repercussão, o canal do podcast e os perfis de Sophia nas redes sociais foram desativados.
Com informações do portal g1.