O que pensa o Termômetro da Política
O que pensa o Termômetro da Política
E se aparecer um candidato de esquerda, como defende Ricardo Coutinho?
Compartilhe:
"Cícero e Lucas têm 20%, e olhe lá", disse o ex-governador Ricardo Coutinho durante entrevista no programa Hora H
Ex-governador Ricardo Coutinho defende uma candidatura mais à esquerda para o Governo da Paraíba em 2026 (Foto: Reprodução/YouTube)

A Paraíba é o único estado do Nordeste em que o PT não ocupou espaços nos principais cargos majoritários estaduais. Nunca tivemos um governador ou senador petista. Até Ricardo Coutinho quando foi governador estava filiado ao PSB. Em seguida, João Azevêdo (PSB) assumiu o governo, mas também nunca deu espaços de destaque ao partido de Lula.

Lula é o político que mais tem votos na Paraíba, com pesquisas que apontam intenções na casa de 70% dos votos válidos, no entanto, os quadros do PT nunca foram tratados com a devida importância. Talvez a exceção tenha sido o ex-governador José Maranhão, que teve um vice do PT e destinou espaços de relevância ao partido.

Mas estamos com 2026 batendo as portas, teremos mais uma eleição para o governo, com pré-candidatos que dizem buscar o apoio de Lula às suas candidaturas, mas da maneira que fazem, parece mais uma postura de conveniência, já que nenhum político em sã consciência irá se opor a quem lidera as eleições com folga no seu estado.

Na disputa pelo apoio de Lula, tanto Lucas Ribeiro (PP) como Cícero Lucena (sem partido) adotam posturas que não contemplam o que os petistas defendem programaticamente. Além disso, seus grupos políticos não são considerados fiéis ao Planalto. Basta ver como os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Mersinho Lucena (PP-PB) votam na Câmara. Não dá para dizer que são políticos comprometidos com as pautas defendidas por Lula. Da mesma forma são seus aliados, mais preocupados com pequenos acordos explicitados pelos diários oficiais. Sabe-se pouco sobre o que pensam e defendem.

Cícero segue acreditando que João Pessoa será seu grande trunfo, enquanto Lucas pega carona nas realizações do governo João Azevêdo e se apresenta como um influenciador que busca likes e seguidores no TikTok. Paira um grande vazio programático, que pode ser explorado pelos candidatos mais à direita. Não será surpresa se em 2026 as insatisfações da população paraibana se materializem em votos de oposição a quem está no poder, seja na capital ou no estado.

Se algo está ruim na Paraíba e a maioria acha que Lula tem méritos, o prefeito da capital e o candidato do governador podem ser vistos como os culpados. Não adiantará fazer de conta que são lulistas, deixando de lado que a Paraíba acumula um dos piores índices de desigualdade e pobreza do Brasil. O povo que sente sempre estará atento a quem bater nessas teclas.

Inexiste até aqui um pré-candidato que realmente dialogue com Lula e seu programa de governo, mas na hora que as lacunas ficam explícitas, os questionamentos aparecem e tomam força. Basta observar as últimas falas do ex-governador Ricardo Coutinho, que estava quieto, mas começou a encorpar a voz.

Compartilhe: