“Sou candidato se o cavalo estiver selado” é frase comum no meio político. Quer dizer que se a conjuntura for favorável, se tiver os apoios necessários, se estiver bem com a opinião pública, em posição confortável nas pesquisas, aí sim o político se dispõe a enfrentar a disputa majoritária numa eleição. Não é o caso do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que vem reafirmando ter todas as condições de sair candidato ao Governo da Paraíba nas Eleições de 2026, montando em qualquer cavalo, com ou sem sela.
Neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o prefeito brincou em suas redes sociais digitais. Em visita ao município de Curral Velho, interior do estado, Cícero avistou uma cavalgada, com muitos cavalos acompanhando o grupo sem respectivos cavaleiros, e disse ao seu interlocutor: “Olha, Birigui, tem com sela e tem sem sela, em qual nós vamos?” Ele deixa a pergunta no ar.
Para bom entendedor, foi mais do que meia palavra. Cícero confirma ter totais condições de sair candidato a governador em 2026 e está pronto para o desafio, mesmo que não seja com o ‘cavalo selado’.
O prefeito Cícero Lucena tem cumprido uma agenda cheia de viagens pelo interior da Paraíba, sempre em fins de semana e feriados. O roteiro é típico de quem trabalha para ampliar seu poder político. Tem conversado com prefeitos e aliados por onde anda.
Cícero também lembrou recentemente de ações enquanto governador. Na última terça-feira (29), homenageou os 31 anos de emancipação política dos 50 municípios paraibanos que tornaram-se independentes por meio de leis sancionadas durante seu mandato, em 1994.
Exemplo recente de cavalo selado na política paraibana foi a eleição do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), em 2012. Era deputado estadual sem chance alguma na disputa majoritária. Viu o racha no grupo do ex-governador Ricardo Coutinho (PT, na época PSB) e aproveitou a impossibilidade do então prefeito Luciano Agra sair candidato após a rasteira dada pelo próprio partido, comandado por Ricardo, que decidiu lançar Estela candidata. Saiu na cabeça de chapa sob o lema Luciano vota em Luciano, com apoio do prefeito muito bem avaliado e o cavalo mais do que selado. O resto é história.