Cultura - -
Morre aos 96 anos Dorinha Duval, primeira atriz a interpretar a Cuca no Sítio do Picapau Amarelo
Termômetro da Política
Compartilhe:

Morreu nesta quarta-feira (21), aos 96 anos, a atriz Dorinha Duval, marcada sua passagem pela cultura brasileira como a primeira intérprete do icônico personagem Cuca na adaptação televisiva de “O Sítio do Picapau Amarelo”. A notícia foi confirmada por sua filha, a também atriz Carla Daniel, através de redes sociais. “É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, escreve ela.

Dorinha Duval foi a primeira atriz a interpretar a Cuca no Sítio do Picapau Amarelo (Fotos: Reprodução)

Nascida Dorah Teixeira em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo, a artista iniciou a carreira nos anos 1940 como cantora, apresentando-se na extinta boate Oasis ao lado do pianista Moacyr Peixoto, irmão do cantor Cauby Peixoto.

Veja também
Justiça espanhola condena cinco torcedores por injúria racial contra Vinícius Jr

Sua trajetória artística incluiu participações em diversas radionovelas antes da estreia na televisão. Na TV Tupi, integrou o elenco do programa “TV de Comédia” entre 1957 e 1959.

Na TV Globo, onde ingressou em 1969, destacou-se em produções como “Verão Vermelho”, de Dias Gomes, e nas consagradas novelas “Irmãos Coragem” (1970), “Minha Doce Namorada” (1971) e “Selva de Pedra” (1972), estas últimas sob direção de Daniel Filho.

Condenação por assassinato

A carreira televisiva foi interrompida no início dos anos 1980 após condenação a seis anos de prisão pelo homicídio de seu então marido, Paulo Sérgio Alcântara. Cumpriu oito meses em regime semiaberto. A partir de 1987, dedicou-se às artes plásticas, com ênfase em esculturas.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: