Cultura - -
Sindicato dos Músicos da Paraíba promove campanha em defesa da Lei do Couvert Artístico
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Sindicato dos Músicos da Paraíba está promovendo a campanha “Respeitem os artistas – O couvert é deles”, um movimento em defesa do pagamento integral do couvert artístico aos músicos no estado. A campanha busca conscientizar donos de estabelecimentos e o público em geral sobre a importância de respeitar os artistas e cumprir a Lei Estadual nº 13.652/2025. Percussionista, Escurinho somou à campanha. “Infelizmente o nosso mercado da música ainda não é visto como um mercado sério”, desabafa o músico.

Escurinho adere à campanha do Sindicato dos Músicos
Escurinho adere à campanha do Sindicato dos Músicos (Imagem: Reprodução/Instagram)

Com peças nas redes sociais digitais e vídeos explicativos, o sindicato defende que o couvert é dos músicos, não dos donos dos estabelecimentos, destacando que a prática de não repassar os valores de forma integral é desrespeitosa com a categoria.

Para Escurinho, o músico não tem sido visto como um trabalhador. “Quando a gente vai para um bar toca, a gente está trabalhando. Estamos levando um instrumento que foi comprado, que tem um valor. Estamos agregando um conhecimento de estudo e tempo de trabalho […] Então, eu estou aqui para dizer que eu valorizo e sou um apoiador da lei do couvert artístico”, disse Escurinho.

Leia também
Entenda o que Trump tem contra o Pix na escalada de sanções ao Brasil

Além do músico, outros artistas e empresários se posicionaram, como o cantor e compositor Seu Pereira, o empresário Thiago Storti e a cantora e compositora Renata Arruda.

Em uma das publicações, Thiago Storti, dono da General Store, afirma que está há dez anos no mercado e defende que o artista deve receber o valor integral do couvert artístico.

“Se eu abro como bar ou cafeteria, tenho um público X. Mas se coloco um artista, esse número se multiplica por 3, 4, 5 vezes. É claro que o sucesso vem dos artistas. E por isso, o couvert artístico é 100% deles”, disse na rede social.

A cantora e compositora Renata Arruda também participou da campanha. Para a artista, a lei protege os músicos. “A música acontece nos quintais, nos bares, e essa lei protege os músicos em qualquer palco. […] Eu apoio essa lei porque essa lei valoriza a nossa cultura, a cultura paraibana, nossa gente e nossa voz”.

De autoria da deputada Cida Ramos (PT), a Lei Estadual nº 13.652/2025 está em vigor desde 7 de maio deste ano, e estabelece o pagamento integral aos artistas na Paraíba.

De acordo com a lei, a fiscalização é de responsabilidade da Ordem dos Músicos do Brasil. A nova legislação também determina, em seu Art. 3º, que as “informações referentes à cobrança do couvert artístico deverão estar afixadas na entrada do estabelecimento comercial, de forma clara e precisa”.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: