A produtora cultural Zita Carvalhosa morreu nesta terça-feira (22), aos 65 anos. Reconhecida como uma das principais vozes na promoção do cinema de curta-metragem no Brasil, Zita foi a diretora e idealizadora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, evento que se tornou referência no cenário audiovisual.
Além de seu papel fundamental na difusão do gênero, Zita atuou como diretora da produtora Superfilmes, onde contribuiu para revelar talentos como o escritor José Roberto Torero e a cineasta Eliane Caffé.
Leia também
Justiça decreta prisão preventiva de Oruam
Figura emblemática do cinema brasileiro, ela foi uma das fundadoras do Fórum dos Festivais e dedicou-se de forma incansável à defesa de políticas públicas para o fortalecimento dos festivais e da produção independente no país. Sua trajetória deixa um legado marcado pelo compromisso com a cultura, com o cinema e com o incentivo à formação de novas gerações de cineastas.
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nota de pesar pela morte da produtora cultural. “Diante dessa partida, o MinC se solidariza aos familiares, amigos e admiradores desse importante nome da nossa cultura”, diz trecho da nota.