Após arrecadar US$ 615 milhões (R$ 3,2 bilhões) nas bilheterias mundiais, o filme Superman, primeiro do novo Universo DC (DCU), estreou na HBO Max em 19 de setembro e rapidamente alcançou o topo do ranking global da plataforma. O sucesso confirma a popularidade do icônico herói e o momento favorável dos filmes de super-heróis em 2025.
Segundo a Variety, Superman registrou 13 milhões de visualizações em seus primeiros 10 dias no streaming, marcando a maior audiência para uma estreia cinematográfica na HBO Max desde Barbie (2023). A Warner Bros. Discovery destacou que outros títulos relacionados ao personagem também tiveram picos de audiência no período. Entre 15 e 21 de setembro, Super/Man: A História de Christopher Reeve (2024) viu um aumento de 670% em relação à semana anterior, enquanto Superman: O Filme (1978) cresceu 155%, Superman: O Retorno (2006) subiu 120% e O Homem de Aço (2013) teve alta de 40%.
Leia também
Vereador defende proibição de caixas de som portáteis nas praias de João Pessoa
James Gunn, diretor do filme e líder criativo do DCU, planejou o lançamento no streaming para anteceder o sexto episódio da segunda temporada de Pacificador, que trouxe o retorno de Lex Luthor (Nicholas Hoult) e mudou os rumos da série. A estratégia deu certo: Superman e Pacificador dominaram a HBO Max em sequência, consolidando a sinergia entre cinema e streaming.
Embora não tenha superado a bilheteria de O Homem de Aço (2013), que arrecadou US$ 670 milhões (R$ 3,5 bilhões), o filme estrelado por David Corenswet (Superman) e Rachel Brosnahan (Lois Lane) demonstra a vitalidade da franquia. A continuação, Superman: Man of Tomorrow, já está confirmada para 9 de julho de 2027.
O desempenho de Superman na HBO Max reflete a estratégia bem-sucedida da Marvel no Disney+, onde Capitão América: Admirável Novo Mundo e Thunderbolts* lideraram as paradas ao chegar ao catálogo. Até o reboot de Quarteto Fantástico, ainda inédito no streaming, já gerou expectativa com uma pequena prévia. A sinergia entre cinema e streaming reforça o domínio dos super-heróis em diferentes plataformas.
No caso do DCU, a explosão de Superman na HBO Max serve como um cartão de visitas para o Capítulo Um, intitulado Deuses e Monstros, liderado por James Gunn. O sucesso indica que os fãs não precisarão esperar muito para rever seus heróis fora das telonas, mantendo viva a expectativa para a nova fase da DC. “Para os fãs, a boa notícia é que essa estratégia indica que não será preciso esperar tanto tempo para rever os heróis em ação fora das telonas”, destaca o texto, reforçando que o embalo dos super-heróis em 2025 promete continuar rendendo.
Com informações do portal Uol.