O livro Dores em Salva, de Elimário Cardozo, publicado pela Editora Patuá, foi selecionado como semifinalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Conto. A obra reúne contos em que a dor humana é ponto de partida, reconfigurando a realidade dos personagens.
O livro apresenta doze contos marcados por situações que dialogam com o que a filósofa Catherine Malabou chama de “força disruptiva do acidente”: um acontecimento no corpo capaz de reconfigurar identidade e realidade. Esses episódios, muitas vezes perceptíveis sob a forma de dor, deixam de ser meros sintomas e se tornam o foco da narrativa. Uma mulher que come barro para enfrentar o medo da morte; uma narradora não confiável acometida pela demência; outra que passa a sentir cheiro de terra molhada no dia da morte do pai; e uma personagem devorada por vermes que só ela enxerga são algumas das personagens presentes na obra.
Leia também
Unicamp rescinde acordo com instituto israelense e critica violações em Gaza
O livro teve seu primeiro lançamento nacional durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024, na Casa Gueto, espaço dedicado a novas vozes da literatura contemporânea. Posteriormente, ganhou lançamento em Recife no dia 26 de novembro de 2024.
Dores em Salva está disponível para compra diretamente no site da Editora Patuá e na livraria Patuscada.
Elimário é médico geriatra e mestre em psicologia, além de atuar como professor universitário. Nasceu em Correntes, cidade do agreste pernambucano.
Com informações da assessoria de imprensa.