O músico Perry Bamonte, conhecido por sua longa trajetória como multi-instrumentista do The Cure, morreu aos 65 anos. A banda confirmou a morte à Variety, informando que Bamonte veio a óbito em casa após uma “breve doença” durante o feriado de Natal. Em nota oficial, os integrantes do The Cure destacaram a importância do colega: “Quieto, intenso, intuitivo, constante e enormemente criativo, ‘Teddy’ era uma parte vital e calorosa da história do The Cure”. A mensagem completa: “Nossos pensamentos e condolências estão com sua família. Sentiremos muito a falta dele”.

Perry Bamonte integrou o círculo do The Cure em 1984, inicialmente como membro da equipe técnica de turnê. Nesse período, desenvolveu uma amizade próxima com o vocalista Robert Smith e, já habilidoso na guitarra, aprendeu a tocar baixo, teclado e percussão — instrumentos que definiriam sua contribuição à banda.
Em 1990, com a saída do tecladista Roger O’Donnell, Bamonte foi promovido a membro oficial. Seu primeiro álbum como integrante foi Wish (1992), que marcou o auge comercial do grupo com o sucesso “Friday I’m in Love”, faixa na qual Bamonte tocou teclado e baixo.
O músico permaneceu no The Cure durante os discos Wild Mood Swings (1996), Bloodflowers (2000) e The Cure (2004), participando de mais de 400 apresentações ao vivo até 2004. Nesse ano, Robert Smith reestruturou o projeto como um trio e dispensou os serviços de Bamonte.
Após deixar a banda, Bamonte dedicou-se à ilustração e integrou o supergrupo Love Amongst Ruin, ao lado de músicos do Placebo e do Jethro Tull, entre outros. Em 2019, participou da reunião do The Cure para a indução no Rock and Roll Hall of Fame.
A colaboração foi retomada na turnê Shows of a Lost World (2022-2024), que a banda descreveu em seu comunicado como “os melhores shows de sua carreira”. Uma das apresentações ocorreu no Brasil, durante o Primavera Sound 2024.
Perry Bamonte tinha shows agendados com o The Cure para 2026. A banda ainda não anunciou um possível substituto para esses e outros compromissos futuros.
Com informações do portal Omelete.