A General Motors apresentou nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, o renovado Chevrolet Onix, um de seus modelos mais emblemáticos. O hatch recebeu uma atualização estética e tecnológica na tentativa de reverter a queda nas vendas, que hoje representam apenas 40% do volume alcançado em seu período de maior sucesso.
As principais novidades incluem faróis com tecnologia 100% LED, uma central multimídia atualizada e a substituição do painel analógico por uma tela digital. Todas as versões do Onix agora contam com chave presencial e conectividade Wi-Fi nativa. No entanto, o conjunto mecânico, alvo de críticas, permaneceu inalterado.
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Os preços do Chevrolet Onix hatch variam de R$ 102.990 a R$ 130.190, enquanto o Onix Plus, versão sedã, custa entre R$ 106.790 e R$ 136.490. Além da dupla, a GM revelou três SUVs em evento realizado em São Paulo: a nova Tracker, o elétrico Spark e uma Captiva repaginada.
A seguir, conheça os destaques do Chevrolet Onix 2026.
O motor turbo, que utiliza indução forçada de ar, não recebeu melhorias. Pelo contrário, devido às adaptações para atender à norma Proconve L8 de emissões, perdeu potência e manteve a controversa correia dentada lubrificada a óleo. Com isso, o Onix agora entrega 115 cv, o menor desempenho entre os hatches compactos com motor turbo no mercado:
Além do motor turbo, pareado a uma transmissão automática de sete velocidades, o Onix (hatch e sedã) oferece uma opção mais básica com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, que gera 82 cv. O torque permaneceu intacto, com 16,8 kgfm nas versões turbo e 10,6 kgfm nas aspiradas. Segundo a Chevrolet, ambos os modelos atingem 17,7 km/l com gasolina, sendo flex.
O Chevrolet Onix 2026 exibe um visual renovado, inspirado no SUV Tracker, especialmente pelas luzes diurnas (DRL) em LED horizontal, que conferem um aspecto mais contemporâneo. Os faróis, lanternas de neblina e luzes de direção agora são totalmente em LED, com 61% mais eficiência na iluminação. O para-choque frontal foi redesenhado, com uma barra alinhada aos faróis que divide a entrada de ar, destacando o logotipo da Chevrolet.
A grade frontal foi sutilmente ampliada, enquanto as lanternas traseiras, agora translúcidas, criam um efeito visual dinâmico quando acesas. Internamente, o uso de plástico rígido persiste, mas a GM ajustou texturas e tons para melhorar a percepção de qualidade. O grande destaque é o conjunto de telas: uma central multimídia de 11 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8 polegadas, integrados em uma moldura que simula uma única tela contínua, parcialmente oculta pelo volante.
O Chevrolet Onix já foi o carro mais vendido do Brasil. Em 2019, emplacou 241.214 unidades, superando o vice-líder Ford Ka (104.331) em 131,2%, segundo a Fenabrave. Na época, o modelo se destacava pela variedade de versões, preços competitivos e itens como central multimídia com Apple CarPlay, Android Auto e Wi-Fi integrado, ausentes em muitos concorrentes.
No entanto, a falta de atualizações por seis anos prejudicou sua competitividade. Durante a pandemia, problemas na produção limitaram a oferta do modelo. Além disso, a correia dentada banhada a óleo gerou críticas, pois seu desgaste precoce, caso não seja usado o lubrificante correto, pode danificar o motor.
A queda nas vendas foi drástica: de 241,2 mil unidades em 2019, o Onix fechou 2024 com menos de 100 mil emplacamentos. No primeiro semestre de 2025, vendeu 34,3 mil unidades, bem atrás da Fiat Strada (62,6 mil) e do Volkswagen Polo (57,2 mil). O cenário levou a GM a ajustar temporariamente as operações na fábrica de Gravataí (RS), onde o Onix é produzido.
Com informações do portal g1.