A Paraíba consolida sua posição de destaque no cenário econômico nacional em 2025, superando as médias de crescimento do Nordeste e do Brasil, segundo o estudo BB Assessoramento Econômico, divulgado nessa sexta-feira (10). Com um Produto Interno Bruto (PIB) projetado para crescer 2,7% neste ano, o estado ultrapassa a média nacional, estimada em 2,2%, e a regional, de 1,8%, ficando atrás apenas do Maranhão (3,5%) e equiparando-se à Bahia (2,7%). O desempenho reflete a resiliência e o dinamismo da economia paraibana em um contexto de desaceleração nacional.
O setor industrial é um dos grandes motores desse resultado, com o PIB da indústria paraibana projetado para crescer 3,7% em 2025, superando as médias do Nordeste (1,6%) e do Brasil (1,7%). No setor de serviços, que abrange o comércio, a Paraíba também se destaca, com uma projeção de crescimento de 2,7%, acima das médias regional (2,1%) e nacional (2,2%). O volume de serviços no estado cresceu 6,0% de janeiro a julho de 2025, garantindo à Paraíba o segundo melhor desempenho entre as unidades federativas do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal (6,3%).
Leia também
Bitcoin despenca após anúncio de Trump sobre tarifas de 100% contra a China
O comércio varejista reforça a vitalidade econômica do estado, com um avanço de 5,7% no acumulado do ano, o terceiro melhor resultado do país, superado apenas por Amapá (7,9%) e Santa Catarina (6,3%). “O estudo do Banco do Brasil também ressalta que o comércio varejista da Paraíba avançou 5,7% no acumulado do ano, destacando-se como o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas do Amapá (7,9%) e Santa Catarina (6,3%), além de se destacar no mercado de trabalho formal”, afirmou o secretário do Planejamento, Gilmar Martins.
Na agropecuária, a Paraíba projeta um crescimento de 3,7% em seu PIB setorial para 2025, acima da média do Nordeste (2,3%), embora abaixo da nacional (8,2%). O estado se destaca ainda na safra de cana-de-açúcar, com uma variação positiva de 0,2%, sendo um dos poucos no Nordeste a registrar crescimento nesse produto.
No mercado de trabalho, a Paraíba também apresenta resultados robustos. Em agosto, o estado registrou um saldo positivo de 8.492 postos de trabalho formais (admissões menos demissões), evidenciando, segundo Gilmar Martins, “o acerto na condição das políticas públicas por parte do governo da Paraíba”.
O estudo do Banco do Brasil destaca que, em 2024, a Paraíba alcançou o maior crescimento de PIB do país, com uma taxa de 8,8%. Esse histórico, aliado às projeções otimistas para 2025, reforça a capacidade do estado de manter um desempenho econômico consistente, impulsionado por setores estratégicos e políticas públicas eficazes, consolidando sua posição de liderança no Nordeste e no cenário nacional.
Fonte: Secom-PB