Eleições - -
Antes de cirurgia, Bolsonaro confirma desistência de candidatura e anuncia Flávio como pré-candidato
Termômetro da Política
Compartilhe:

Pouco antes de entrar no centro cirúrgico do Hospital DF Star, esta quinta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma carta lida publicamente por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O texto, redigido no dia 23 enquanto ainda estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, foi apresentado em frente hospital.

Flávio Bolsonaro e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, quando gozava de liberdade
Flávio Bolsonaro e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, quando gozava de liberdade (Foto: Reprodução/X)

Na carta, Bolsonaro reitera a indicação de Flávio como pré-candidato à Presidência da República em 2026. Ele descreve a decisão como consciente e amparada, afirmando que entrega “o que há de mais valioso para um pai, o seu filho”. O ex-presidente destaca ainda que a escolha está “amparada no desejo de preservar a representação daquilo que confiaram em mim”.

O texto não menciona a cirurgia em si, mas aborda as dificuldades enfrentadas: Bolsonaro refere-se a “duras batalhas” e a “pagando preço alto com saúde e família” por defender o que acredita ser o melhor para o país. A redação de cartas foi uma sugestão feita por pessoas próximas para que ele se comunicasse com a população a partir da prisão, e esta foi a primeira vez que o ex-presidente optou por utilizá-la, com o objetivo específico de manifestar sua vontade em relação ao filho.

Leia também
Anvisa suspende venda e propaganda de medicamentos das marcas Needs e Bwell comercializados pela Raia Drogasil

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, autorizada a acompanhar o marido durante toda a internação, publicou nas redes sociais uma mensagem pedindo orações. Sem mencionar a carta, ela informou que Bolsonaro se preparava para o procedimento e escreveu: “Peço que se unam a nós em oração por ele e por toda a equipe médica”.

A cirurgia trata de hérnia inguinal bilateral, necessidade confirmada tanto por médicos particulares quanto pela perícia da Polícia Federal, que apontou ainda a ocorrência de 30 a 40 soluços por minuto. O cirurgião Cláudio Birolini indicou a possibilidade de aplicar anestesia no diafragma para reduzir os soluços. A autorização para a saída da prisão e a realização do procedimento foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, somente após o laudo pericial.

Durante a internação, Michelle permanece como única acompanhante fixa. Após pedido da defesa, Moraes liberou visitas dos filhos, respeitando as regras do hospital. Demais visitas exigem autorização prévia do Supremo. A previsão é de alta em sete dias.

Confira a íntegra da carta

Carta aos Brasileiros

Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto na minha saúde e minha família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Diante desse um cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei muito antes de ser presidente. Pois acredito que o Brasil precisamos retomar a responsabilidade de ser conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.

Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.

Brasília, 25 de dezembro de 2025.

Jair Messias Bolsonaro


Com informações dos portais UOL e Poder 360.

Compartilhe: