O advogado popular Olímpio Rocha inscreveu nesta segunda-feira (2) seu nome para disputa ao Governo da Paraíba nas eleições deste ano pelo PSOL. O prazo para inscrição definido pelo partido vai até o dia 15 deste mês. Até agora, Olímpio é o único inscrito. Caso haja mais postulantes, haverá disputa interna para definir quem será o pré-candidato pela legenda.

O que já está confirmado é que o PSOL terá candidatura majoritária. Caso seja o candidato pelo PSOL, Olímpio é o primeiro nome de origem do campo progressista a se colocar na disputa pelo Governo da Paraíba. Dentre os nomes que já circulam na corrida eleitoral estão o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) e o senador Efraim Filho (União Brasil).
Olímpio Rocha é advogado popular, professor de Direito, mestre e doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba. Atua há mais de 15 anos na defesa de direitos humanos.
Foi candidato a prefeito de Campina Grande em 2020, obtendo a maior votação da história do PSOL no município, e é atualmente primeiro suplente de deputado estadual pelo partido. Exerceu a presidência do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba, sendo responsável por reclamações constitucionais que barraram despejos e garantiram o direito à moradia de mais de 5 mil famílias paraibanas.
É advogado de diversos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e ocupações urbanas e rurais, com expressiva atuação em litígios estruturais e ações coletivas. Obteve vitórias judiciais de grande repercussão, incluindo decisões contra Jair Bolsonaro (PL) por disseminação de fake news, com retirada de outdoors ilegais na Paraíba, e derrotou judicialmente o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) em ação por difamação movida contra dirigente sindical.
Além da atuação jurídica e política, é professor universitário, cronista e poeta, com textos publicados em veículos como Brasil de Fato, Termômetro da Política e A Palavra Online.